A Volkswagen confirmou três lançamentos para o mercado brasileiro, sendo dois utilitários esportivos e uma picape inédita. Dos dois SUVs, um será feito em São José dos Pinhais-PR, cuja fábrica já está sendo preparada para isso. Sua plataforma será a mesma MQB do Golf, apontando aí para o T-Roc, segundo se comenta na imprensa especializada.
O segundo está em estudo e será menor que o T-Roc, apontando diretamente para o T-Cross, feito sobre a MQB-A0 e provavelmente reservado para a planta da Anchieta, no ABC paulista. Esta, como já se sabe, terá a produção dos novos Polo e Virtus, além da Saveiro. Como é uma planta enorme, terá espaço suficiente para o T-Cross e para mais um produto, confirmado pela montadora: uma picape inédita.
Esta picape deverá compartilhar a plataforma MQB-A0 e se posicionar entre a Saveiro e a Amarok, num segmento que surgiu com a Renault Oroch e agora é destacado pela Fiat Toro, que assumiu a liderança do mercado de comerciais leves. Então, ela teria obrigatoriamente cabine dupla e uma capacidade de carga entre 650 e 1.000 kg. Comenta-se que terá motores 1.0 TSI e até 125 cv e 1.4 TSI com 150 cv, mas não se comenta sobre diesel, combustível usado pela picape pernambucana.
Com isso, a Volkswagen distribui a produção de suas principais plataformas entre Taubaté (up!, Gol e Voyage), São Bernardo do Campo (Saveiro, Polo, Virtus, T-Cross e "T-Pickup") e São José dos Pinhais (Golf, T-Roc e Fox). Ainda falando da picape, o termo "T-Pickup" usamos apenas para ilustrar, mas ela terá elementos estéticos dos dois utilitários compactos. Daí essa sugestão provisória.
O T-Roc - assim como nos EUA - será o sucessor do Tiguan antigo, mas apenas como produto de mesma faixa de preço, pois será menor. Abaixo dele, vem o T-Cross para brigar com HR-V, Creta e outros. E mais abaixo, a VW confirma que manterá o CrossFox, assim como algumas versões do Fox, que terá sua gama de opções reduzida por conta do Novo Polo.
A Saveiro deve se manter em sua posição, assim como ocorre com a rival Strada em comparação com a Toro. Uma possibilidade, talvez remota, seria substituir a picape atual pelo novo modelo, criando assim versões mais simples e com cabine simples, extinguindo a linha da picape atual e criando uma única linha de montagem na Anchieta. Assim, essa Nova Saveiro teria um papel mais amplo no mercado.