Reposicionado para ficar acima do Gol, o Volkswagen up! 2018 ganha uma interessante repaginada no visual e, de quebra, revisão do painel e melhoria da conectividade, embora com algumas ressalvas.
Posicionado no segundo pelotão dos 20 carros mais vendidos do país, o Volkswagen up! Continua perdendo em vendas para seu maior rival, o Fiat Mobi. Ainda assim, ajuda a marca a colocar quatro modelos nesse grupo.
Com arquitetura moderna e projeto em sintonia com a Europa, o up! foi um ponto de virada na proposta de um carro de entrada, apresentando estrutura com 75% de aços de alta resistência e deformação geral estável, o que o levou a ganhar cinco estrelas no Latin NCAP. Além do frugal 1.0 MPI, o modelo vem também com o elogiado 1.0 TSI, que reúne o melhor de dois mundos: performance e economia.
É claro que tudo isso nunca custou o que o consumidor deseja, desde seu lançamento. Se já estava acima do peso em termos de preço, agora ficou ainda mais com as alterações que fizeram o Volkswagen up! 2018 iniciar em R$ 37.990. No renovado pacote Connect, o subcompacto alcança R$ 56.390 completo, e ainda assim nem é a opção mais cara da gama.
Por fora…
As alterações no Volkswagen up! 2018 padronizaram as versões com motores 1.0 MPI e 1.0 TSI. Isso fez com que o comprimento aumentasse para 3,68 m, mas sem qualquer mudança no espaço interno e porta-malas. O conjunto ótico foi repaginado, mas se mantém simples e sem LEDs.
Para-choque e a diminuta grade foram os que mais mudaram, ganhando um spoiler no protetor e redesenho das entradas de ar com um preenchimento central todo preto, além de um acabamento em preto brilhante, que identifica as versões com motor TSI. Aliás, além disso, o logotipo pode ser visto nas colunas B e na tampa traseira. Um friso vermelho na grade também identifica o TSI.
Estas duas últimas, mais teto e retrovisores com repetidores de direção, estão sempre na cor preto brilhante quando com o pacote Connect, que está associado ao move up!. Os faróis de neblina não possuem a função curva nessa versão. As rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/60 tem um bom aspecto e preenchem bem o visual do Volkswagen up! 2018.
Mas não para por aí. As lanternas traseiras ganharam uma estranha moldura preta, que infelizmente não caiu bem, muitos comentam que de uma certa distância parece fita isolante. Mesmo o conjunto anterior teria ficado melhor. O para-choque traseiro lembra a solução empregada para tornar o Fox mais "premium"… Faixas decorativas Connect reforçam o apelo mais visual desta proposta limitada.
Por dentro…
Assim como ficou diferente por fora, o Volkswagen up! 2018 também mudou por dentro. O painel agora é semelhante ao europeu, ganhando um quadro de instrumentos com conta-giros e nível de combustível maiores, assim como um novo display do computador, mais completo e com grafismo de melhor visibilidade.
Chama atenção, entre as novidades, uma luz de LED branca sob o recém-alterado acabamento do painel. O item dá um ar de mais qualidade ao ambiente, o que a VW quer realmente passar ao up! com relação ao Gol. O volante passa a ser o mesmo do Golf, exceto na versão take up!, oferecendo comandos de mídia, telefonia e computador de bordo.
O ajuste continua apenas em altura, mas o acabamento em couro com detalhes em preto brilhante dá uma impressão bem melhor. Teto e colunas são escurecidos nesse pacote Connect, que ainda traz bancos com padronagem exclusiva e soleiras personalizadas com o nome up!. Vidros dianteiros, travas e retrovisores (com Tilt Down) são elétricos, tendo ainda ar-condicionado. Não há sensor crepuscular e nem de chuva como nos high up! e cross up!, mas pelo menos tem sensor de estacionamento.
O porta-malas não tem o separador de bagagens s.a.f.e., mas o espaço não é nada ruim para o porte do carro. O espaço interno é aceitável para o tamanho do modelo, melhor que no concorrente ítalo-brasileiro, por exemplo. Porém, o banco traseiro é inteiriço e tem cinto central de dois pontos., apesar do Isofix e do TopTether para cadeiras infantis.
O conjunto frontal recebeu um novo formato, ganhando textura central de melhor toque e visual, mas preservando o difusor de ar fixo sobre o painel e os laterais circulares. Na parte central do painel, o rádio Composition Phone tem um aspecto muito melhor que o rádio anterior.
Integrado ao novo acabamento central em preto brilhante, que acompanha o formato modificado do painel, o dispositivo possui Bluetooth, entrada auxiliar e SD, bem como opção de mudanças de cores do display e conexão com o app Maps & More.
Seu preço já configura num segmento acima do que se espera de um hatch urbano em essência. Mesmo com custo baixo de revisões em comparação com o 1.0 MPI - reforçado pelo pacote de R$ 999 por três revisões - e seguro de R$ 1.685, seu preço ainda está acima do desejado. Sem esse detalhe - muitíssimo importante - do preço, o Volkswagen up! TSI 2018 é um carrinho que vale a pena ter na garagem.
Comentários