O sonho de dirigir um veículo projetado para a Fórmula 1 está prestes a tomar forma. A Mercedes-Benz, através da divisão de superesportivos AMG, colocará nas ruas em 2018 o Project ONE, um carro inspirado nos veículos da montadora alemã que disputam o mundial da categoria mais importante do automobilismo. Com design inovador e um motor de mais de 1000 cv, capaz de fazer de 0 a 200 km/h em menos de 6 segundos e superar os 350 km/h, o hipercarro terá uma produção limitada de apenas 275 unidades.

Apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, o Project ONE chega em 2018 como parte das comemorações dos 50 anos da Mercedes-AMG e é considerado o futuro da divisão. Primeiro carro de passeio do mundo a usar a tecnologia híbrida da Fórmula 1, tem um design claramente inspirado nas pistas, com cockpit para duas pessoas, visual arrojado e muscular, grandes arcos nas rodas exclusivas, cintura de vespa e traseira prolongada.
Ele une potência, alta tecnologia e beleza, mas tudo com uma função prática. "Estamos aproveitando nossas experiências e sucessos de três Campeonatos Mundiais de Construtores e Pilotos para trazer tecnologia de Fórmula 1 para a estrada pela primeira vez" disse o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e chefe dos carros Mercedes-Benz.
O maior impacto do esportivo está em seus motores. Sim, no plural, pois são cinco no total: um de combustão turbo e quatro elétricos, todos integrados. O turboalimentado vem direto do Fórmula 1 Mercedes-AMG Petronas e é um V6 com 1.6 litros. Localizado à frente do eixo traseiro, pode chegar a incríveis 11 mil rpm, algo único para um veículo do dia a dia. Isso é um pouco abaixo do que atinge o carro usado nas pistas de corrida, adaptação feita para que seu motor tenha um aumento na longevidade e para poder ser alimentado com gasolina comercial Super Plus.
Outros quatro motores elétricos também trabalham em sintonia, um deles integrado ao V6 de turbo combustão. Os outros três possuem papeis específicos. Um está ligado ao virabrequim do veículo, enquanto os outros dois são os responsáveis pelas rodas dianteiras. Estes se destacam por conseguirem girar a 50 mil rpm cada. Para se ter uma ideia, um desempenho espetacular atualmente chega a no máximo 20 mil rpm.
Outra inspiração dos carros de corrida é a bateria de íon de lítio, usada pelo veículo nas pistas, com uma adaptação na quantidade de células para deixar o uso diário mais prático. De alta tensão e com conversor DC/DC, ela pode carregar um sistema elétrico de 12 V. Entre as inovações do sistema de transmissão de energia está o EQ Power+, que opera com 800 volts, o dobro do usual. Uma das vantagens disso é que os diâmetros dos cabos podem ser reduzidos, o que ajuda na economia de espaço e peso de design.

Beleza e utilidade unidas
Quem prestar atenção aos detalhes do Project ONE tanto na parte externa quanto interna verá um carro com design inspirado na filosofia Sensual Purity da marca. Mas tudo ali, por mais belo que seja, tem uma função prática. É o caso da entrada de ar, vinda da Fórmula 1, que se transforma em uma elegante barbatana de tubarão negra, que melhora a estabilidade do veículo. Outro detalhe saído do carro de corrida é o volante retangular com air bag integrado, que agrega funcionalidade ao modelo. Seu câmbio foi desenvolvido com exclusividade e terá oito velocidades, que pode ser operado esportivamente com paddle shifts.
O Project ONE não é apenas um protótipo, mas também representa o futuro da condução. Entre os objetivos, o projeto a Mercedes-AMG procura por descobertas de tecnologia que serão futuramente aplicadas em outros veículos. (Mercedes-Benz AMG Project One )