O ano passado foi especial para o Toyota Etios. O compacto recebeu as maiores mudanças desde que foi lançado e, com isso, sua carreira finalmente começou a deslanchar.
Se, nos primeiros anos de vida do modelo, o aspecto espartano da cabine não ajudava o consumidor a engolir as linhas pouco inspiradas da carroceria, tudo mudou em abril de 2016. A Toyota elevou a potência dos motores 1.3 e 1.5 (em 8 cv e 11 cv, respectivamente), os novos instrumentos digitais deixaram o painel menos pobre e a nova opção de câmbio automático lhe abriu um nicho promissor.
Como resultado, as vendas do Etios tiveram um incremento de 10% em 2016 (com 67.768 unidades, ante 61.369 em 2015), mesmo com o mercado todo em queda.
Neste mês, enquanto as concessionárias desovam os últimos exemplares de Etios 2016/2017, a fábrica de Sorocaba (SP) já produz a linha 2017/2018 do compacto. Isso mesmo ainda em janeiro de 2017 a Toyota já lançou o Etios 2018. Desta vez, porém, as novidades da linha são bem menos significativas.
A principal delas está na dianteira, que ganhou para-choques e grade redesenhados. Esse visual já havia estreado em 2016, unicamente nas opções Ready e Platinum do hatch; agora, foi incorporado em toda a gama do Etios. O vice-presidente da Toyota no Brasil, Miguel Fonseca, reconheceu que a ideia da marca foi lançar o facelift em apenas duas versões para testar a aceitação do público, antes de dar o passo definitivo.
Além disso, a opção XLS ganhou saias laterais, também herdadas da versão de topo - que, por sua vez, recebeu um aplique cromado na grade dianteira e tapetes exclusivos.
Por fim, houve um enxugamento na oferta de versões. A opção de câmbio manual passou a ser oferecida apenas nos catálogos X e XS; para todo o resto da linha, agora há apenas a transmissão automática de quatro velocidades, introduzida em 2016 - e que já responde por quase 60% das vendas do modelo.
Lançada como série especial no ano passado, a opção Ready ainda continua à venda, mas seu destino é incerto. A marca vai avaliar se ainda faz sentido mantê-la depois que o seu antigo diferencial, a dianteira renovada, foi estendido para toda a linha.
A expectativa da Toyota é que hatch e sedã, juntos, vendam 70 mil unidades em 2017.
Publicado em Veículos na Edição Nº 15819
Toyota Etios começa o ano de cara nova
Desenho da dianteira que estreou em 2016 na versão Platinum agora aparece em toda a gama do compacto
Comentários