O Toyota Etios é um dos carros que mais sofreram mudanças desde sua estreia no mercado brasileiro. Em pouco mais de quatro anos, o carro já mudou as rodas, a tonalidade do painel, o volante, o painel de instrumentos, detalhes de acabamento no interior, a motorização, o câmbio, parte dos bancos… E desta vez, o modelo compacto traz uma nova dianteira, que até então estava disponível apenas nas versões Ready e Platinum e agora passa a ser oferecida em todas as configurações "civis" (o modelo Cross segue com a aparência antiga), como principal novidade para a linha 2018.
A dianteira do Etios 2018 traz como destaque a nova grade, com formato mais afilado e o logotipo da Toyota no centro, além do para-choque com formato mais pronunciado e um detalhe em plástico preto central como destaque. O para-choque traseiro também é novo. Além disso, a versão XLS passa a oferecer saias laterais (antes disponível apenas na Platinum), enquanto a Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.
No interior, nenhuma mudança. O Toyota Etios 2018 traz acabamento predominante em tons escuros e painel com acabamento total Black. Se sobressai o painel de instrumentos com tela TFT de 4,2 polegadas, batizado de Toyota Smart Screen.
Os motores são os mesmos. Há o 1.3 Dual VVT-i flex, que desenvolve 88 cv com gasolina e 98 cv com etanol, a 5.600 rpm, e torque de 12,3 e 12,8 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm, e o 1.5 Dual VVT-i flex, que rende até 102 cv e 107 cv, a 5.600 rpm, e 14 e 14,4 kgfm, a 4.000 rpm, ambos com bloco e cabeçote em alumínio.
linha do Etios oferece transmissão manual de seis velocidades e automática de quatro marchas. Porém, na nova linha, apenas as versões X e XS dispõem das duas opções, enquanto a Ready, XLS, Cross e Platinum são oferecidas apenas com caixa automática.
Entre os equipamentos, o Toyota Etios X oferece painel de instrumentos digital; computador de bordo; banco traseiro com encosto rebatível; direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS.
A variante XS agrega sistema de som com Bluetooth e entradas auxiliar e USB; controle de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem.
O modelo Ready é baseado na versão XS hatchback com câmbio automático e agrega bolsa organizadora e tapetes para porta-malas; suporte para bolsas/mochilas; sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado.
O Etios XLS inclui rodas de liga leve de 15 polegadas (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
O modelo Cross não traz alterações no visual. Como diferenciais, há o desenho das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro e jogo de tapetes com a inscrição Cross.
Por fim, o Etios Platinum conta com rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; máscara negra na lanterna traseira; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado.
Publicado em Veículos na Edição Nº 15809
Comentários