De forma discreta, o Toyota Camry 2018 chega ao mercado brasileiro em versão única XLE e com preço sugerido de R$ 189.990. Sem nem ter sido divulgado oficialmente pela marca japonesa, o sedã de luxo apareceu de surpresa no site brasileiro. Agora feito sobre a plataforma TNGA - Toyota New Global Architecture - o best seller nipônico chega em sua geração XV70, a décima segunda. A base é a mesma do Prius e C-HR, por exemplo.
Feito nos EUA, Japão, Tailândia e China, o Toyota Camry 2018 chega mais potente, entregando 310 cv e 37,7 kgfm no motor V6 3.5 com injeção direta de combustível. O modelo também vem com câmbio automático de oito marchas e tração dianteira. Com 4,88 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,45 m de altura e 2,82 m de entre-eixos, oferecendo 593 litros no porta-malas.
Com rodas aro 18 polegadas e pneus 235/45 R18, o Toyota Camry 2018 se apresenta na versão mais completa, que nos EUA é também a mais cara, custando US$ 34.400. O estilo é o mesmo visto no modelo americano, exceto pelas versões SE e XSE, que apresentam um visual esportivo. Na frente, um capô com muitos vincos e grade em "V" sem cromados. O mesmo se percebe na enorme grade presente no para-choque. O conjunto ótico frontal é de LED, incluindo DRL´s e faróis de neblina.
Cromados mesmos aparecem no entorno das janelas e nas maçanetas, enquanto os retrovisores possuem repetidores de direção em LED, além de basculamento elétrico e aquecimento. Na traseira, sem muita pompa cromada, o Toyota Camry 2018 apresenta lanternas grandes em LED e defletor de ar incorporado ao desenho da tampa do porta-malas.
Por dentro, o Toyota Camry 2018 apresenta um layout completamente novo, tendo um novo volante multifuncional e, pela primeira vez, aposenta a clássica alavanca de piloto automático. A instrumentação é nova e tela uma tela TFT de 7 polegadas. Ao centro, multimídia com tela de 8 polegadas e reprodutores de CD e DVD, bem como Bluetooth, câmera de ré, navegador GPS e demais conexões USB e auxiliar.
O painel tem parte do acabamento imitando madeira e outro revestida em couro. O Toyota Camry 2018 apresenta ar-condicionado tri zone, além de entrada e partida sem chave. Os bancos têm acabamento em couro bege ou preto e o túnel central tem revestimento imitado madeira. Mas, se por fora e por dentro, o sedã japonês pareceu mais simples que o anterior, a impressão de conforto e comodidade muda completamente nos detalhes.
Embora tenha assentos com ajustes elétricos na frente, o Toyota Camry 2018 apresenta reclinação elétrica dos encostos do banco traseiro. Este, por sinal, conta ainda com apoio de braço central com porta-copos, mas também com um display dotado de ajustes de áudio e também do ar-condicionado.
Outro item, acionado pelo mesmo painel touch é a persiana elétrica do vidro traseiro. Além disso, quem vai atrás ainda possui persianas nas janelas das portas. O sedã tem sistema de purificação do ar. A coluna de direção é ajustável eletricamente e a iluminação geral é em LED. Com sete airbags, o Toyota Camry 2018 tem controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa, entre outros.
Publicado em Veículos na Edição Nº 16028
Comentários