Em 2017, a instituição Latin NCAP, que faz testes de colisão com modelos vendidos na América Latina e Caribe, avaliou 15 modelos. Entre estes, nove são oferecidos no Brasil. O órgão dá uma pontuação de zero a cinco estrelas aos veículos em uma análise do nível de proteção oferecido aos ocupantes durante uma colisão, assim como dos dispositivos de segurança instalados e a acomodação de crianças.
No ano passado, o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, apontava a existência de um padrão de qualidade preconceituoso para os veículos vendidos em nossa região. "É difícil acreditar como continua este tipo de discriminação com os consumidores da América Latina e do Caribe, enquanto o Global NCAP e toda a comunidade da segurança viária exigem a democratização da segurança veicular", afirmou ele sobre a nota zero recebida pelo Chevrolet Spark.
Este ano, Furas teceu ao menos um elogio à montadora, na ocasião dos testes de impacto do Renault Kwid, que levou três estrelas. "É alentador ver os fabricantes respondendo aos testes do Latin NCAP e do Global NCAP, bem como às preferências dos consumidores por uma maior segurança, mesmo nos modelos mais acessíveis", comentou ele.
Números da Organização Mundial de Saúde relativos a 2015 mostraram que 90% das mortes no trânsito ocorrem em países de rendas baixa e média. Ao mesmo tempo, estas regiões possuem apenas 54% dos veículos do mundo, números desproporcionais que nos fazem pensar sobre as razões para a ocorrência dessas fatalidades.
Aprimorar a segurança no trânsito é um processo que envolve muitos fatores, desde a atenção dos motoristas até a dedicação dos fabricantes de veículos. A questão também depende dos legisladores do país, quesito no qual o Brasil pode dizer que viu melhorias, com as leis da obrigatoriedade de airbags e freios ABS. Sem uma legislação forte, fabricantes podem se esquivar de investir na segurança dos ocupantes de seus veículos.
Apesar do avanço, o país ainda tem carros pouco seguros nas ruas. Neste sentido, a Chevrolet teve um desempenho vergonhoso nos testes de segurança de 2017, acumulando notas zero. Já a Volkswagen merece os parabéns, levando, duas vezes, cinco das cinco estrelas nos testes de colisão. Confira nossa retrospectiva Latin NCAP com os resultados da avaliação de segurança dos carros que compramos.