O Renault Captur chega para ser uma opção mais refinada no lineup de utilitários esportivos da marca francesa, que mais adiante terá o crossover Kwid e o SUV médio Koleos. O modelo tem porte compacto, desenvolvido sobre a plataforma modificada do Duster.
Com 4,33 m de comprimento, 1,81 de largura, 1,62 de altura e 2,67 de entre eixos, o Renault Captur apresenta um estilo mais esportivo, compartilhado com o equivalente francês, feito sobre a base do Clio europeu. Seu porta-malas tem 437 litros.
Cores marcantes, teto contraste, faróis com LEDs diurnos, lanternas compactas, rodas esportivas e uma carroceria bastante aerodinâmica, marcam o design do Renault Captur, que chega em duas versões: Zen 1.6 SCe com transmissão manual (R$ 78.900) e Intense 2.0 com câmbio automático (R$ 88.490).
O Renault Captur chama atenção pelos LEDs diurnos em formato de "C" em volta dos faróis de neblina, grade com acabamento em preto brilhante, faróis com projetores tipo canhão e rodas de liga leve aro 17 polegadas com dois estilos. Na traseira, lanternas em LED com tamanho compacto.
Por dentro, destaque para o acabamento personalizado dos assentos, que se harmonizam com as tonalidades exteriores, que somam 13 combinações, incluindo 9 combinações em biton. O teto pode ser preto ou marfim. Já a carroceria pode ser preta, branca, marrom, laranja, marfim, vermelha, prata ou cinza.
No painel, destaque para a multimídia Media Nav com navegador, bluetooth, câmera de ré, score para economia e dados de eficiência. Outra novidade é chave-cartão para acesso presencial e partida do motor. O Renault Captur ainda pode ter sensor crepuscular, controle de cruzeiro com limitador, ar-condicionado automático, direção eletro-hidráulica, retrovisores com rebatimento elétrico, sensor de chuva, entre outros.
O Renault Captur chega equipado com duas opções de motor, sendo a Zen com motor 1.6 SCe com 118/120 cv a 5.500 rpm, respectivamente com etanol e gasolina, e torque de 16,2 kgfm a 4.000 rpm, nos dois combustíveis. A outra opção é o 2.0 16V com 143/148 cv a 5.750 rpm e 20,2/20,9 kgfm a 4.000 rpm, na mesma ordem.
A transmissão é manual de cinco marchas no 1.6 e automática com quatro velocidades no 2.0. O Renault Captur vem ainda com o sistema Eco Mode, que reduz o consumo de combustível em até 10%. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,9/13,3 segundos no 1.6 e 11,1/12,0 segundos no 2.0, respectivamente com etanol e gasolina. As máximas são de 168/169 km/h no 1.6 e 174/179 km/h no 2.0, respectivamente com gasolina e etanol.

Conteúdo das versões

o Captur Zen 1.6 SCe manual: quatro airbags (dianteiros e laterais), controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (ASR), assistente de partida em rampas (HSA),  freios com ABS, ISOFIX,  direção eletro-hidráulica, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 17 polegadas de liga leve, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave-cartão hands free, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), Luzes diurnas em LED, retrovisores rebatíveis, piloto automático com indicador e limitador de velocidade. Opcional: Media Nav + Câmera de Ré (R$ 1.990); pintura biton (R$ 1.400).
o Captur Intense 2.0 automático: adiciona rodas aro 17 polegadas de liga leve diamantadas, apoio de braço, Media Nav 7" touchscreen, câmera de ré, ar-condicionado automático, sensor de chuva, farol de neblina com função Cornering Light, sensor crepuscular. Opcional: bancos em couro (R$ 1.500) e pintura biton (R$ 1.400).