A Ford apresentou o Ka Freestyle, um hatch compacto aventureiro que será lançado só no segundo semestre. Acontece que, além dos badulaques típicos dos aventureiros, o veículo mostrado à imprensa especializada tinha design ligeiramente diferente do atual, dando margem à interpretação de que esta já é a reestilização da terceira geração do modelo, lançada em 2014. Desenvolvido pela engenharia brasileira em parceria com a Índia, o modelo tem nova grade, que passa a trazer a logomarca oval azul, os para-choques ganharam novo desenho, com "cortes" em "C", e os faróis mantiveram o formato, mas com novos elementos internos.
Já a versão aventureira apresentada acrescenta suspensão elevada, rack de teto em alumínio, faróis com máscara negra e moldura cromada, grade com acabamento metálico, rodas exclusivas de 15 polegadas, molduras plásticas nas caixas de roda e na parte inferior do veículo, apliques inferiores frontais e traseiros nos para-choques. A Ford não revelou muitos detalhes do carro, apenas que se trata de um utilitário compacto que vai se situar entre o EcoSport e os aventureiros compactos. O carro não foi mostrado por dentro, mas a Ford revelou que ele terá um interior diferenciado, com destaque para o sistema multimídia Sync 3.
Apesar de ser chamado de utilitário compacto pela marca, o Ka Freestyle sequer traz pneus de uso misto, muito menos tração nas quatro rodas, comprovando que está mais para o asfalto de péssima qualidade facilmente encontrado nas ruas do Brasil do que uma possível aventura em trilhas e estradas de terra esburacadas. Vale lembrar que, há menos de um ano, a marca apresentou o Ka Trail também como um utilitário compacto. O modelo vai concorrer com Renault Sandero Stepway, Honda WR-V, Volkswagen CrossFox e outros aventureiros disponíveis no mercado.
Também não há informação sobre os conjuntos mecânicos que será usados no modelo. O Novo Ka Freestyle poderá ser equipado com duas opções de motor três-cilindros. A primeira é o 1.0 de 80cv/85cv de potência, com câmbio manual. A outra é o 1.5, de 130cv/137cv, que pode formar dupla com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Mas a Ford só deve revelar a motorização mais próximo ao lançamento do modelo.
Publicado em Veículos na Edição Nº 16067
Comentários