Chevrolet Onix terá novas versões em 2019. Veja acima

O mercado automotivo fechou o ano no positivo, com alta de 13,74% em relação a 2017, totalizando 2.470.654 emplacamentos entre automóveis e comerciais leves, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). A marca que mais vendeu foi a Chevrolet, “dona” de 17,58% do mercado. Não por acaso, o modelo mais emplacado do país, pelo quarto ano consecutivo, foi o Chevrolet Onix, com 210.458 unidades vendidas, o dobro do segundo colocado, o Hyundai HB20, que teve 105.506 registros, seguido de perto pelo Ford Ka, com 103.286 emplacamentos. A Chevrolet ainda colocou o Prisma, sedã derivado do Onix, na quinta colocação, com 71.735 unidades vendidas.
A segunda marca que mais vendeu veículos foi a Volkwagen, o fabricante que mais tem investido em produtos e pretende ser líder já em 2019. No ano passado, a marca alemã ficou como 14,9% do mercado nacional, sendo o seu modelo mais vendido o bom e velho Gol, o quarto no ranking de emplacamentos, com 77.612 unidades. Outro modelo da VW que está entre os 10 mais emplacados é o Polo, em sexto lugar, com 69.584 registros.
A Fiat ocupa a terceira colocação entre os fabricantes, com 13,18% do mercado, sendo o seu representante no Top 10 dos automóveis mais emplacados o hatchback Argo, com 63.011 unidades, o oitavo colocado. A marca italiana também se destaca entre os comerciais leves, ocupando a primeira colocação, com 38,61% dessa fatia, representando 142.382 veículos. O mais vendido é a Strada, com 67.227 emplacamentos – se fosse colocada junto aos automóveis, a picape compacta ficaria na oitava colocação geral –, seguida pela Fiat Toro, com 58.477 registros.
O quarto fabricante que mais vendeu veículos, que consolida a hegemonia das quatro marcas mais longevas, foi a Ford, com 9,17% do mercado. Em seguida vem a Renault, com 8,7%, que tem como principal representante o pequeno Kwid, sétimo mais vendido do país, somando 67.320 unidades. A Hyundai está na sexta colocação entre as marcas, com 8,36%, seguida pela Toyota, que tem 8,1% do nosso mercado, sendo o seu Corolla o décimo automóvel mais vendido, de acordo com o ranking da Fenabrave, com 59.062 emplacamentos. A Honda conta com 5,33% do mercado, mais não traz nenhum modelo entre os 10 mais emplacados.
Um dos destaques entre os fabricantes nacionais é a Jeep (pertencente ao Grupo FCA, o mesmo da Fiat), que responde por 4,33% do mercado brasileiro mesmo tendo apenas modelos com maior valor agregado (o mais barato é o Renegade Sport 1.8 MT, com preço sugerido de R$ 78.490). Mas o destaque da marca é o Compass, que é o nono modelo mais vendido, com 60.284 unidades. Por consequência, o modelo é o SUV mais vendido do Brasil, mesmo tendo porte médio e custando a partir de R$ 111.990. O restante das marcas respondem por 9,95% do nosso mercado de automóveis e comerciais leves.