Se tudo ocorrer conforme os planos da Ford, o Chevrolet Camaro não terá uma vida tão fácil assim no mercado brasileiro a partir do início de 2018. A marca está planejando o lançamento do Mustang, que será oferecido pela primeira vez em nosso País, para competir com o outro muscle-car na faixa dos R$ 300 mil. E a boa notícia é que o carro chegará por aqui já na sua linha renovada, que foi anunciada nessa terça-feira (17) pela fabricante.
O novo Ford Mustang 2018 recebeu mudanças no visual, novas tecnologias, melhorias no conjunto mecânico, suspensão MagneRide e um novo câmbio automático de 10 marchas como opcional.
No lado de fora, dá para notar que o Mustang 2018 recebeu faróis redesenhados de LED, piscas e faróis de neblina com novo formato e também em LED, grade reestilizada, para-choque com novas linhas, capô mais baixo e com novas entradas de ar, para-lamas dianteiros redesenhados, novas lanternas traseiras de LED e para-choque traseiro redesenhado, que integra as quatro saídas de escapamento do modelo GT.
Já no interior, as novidades ficam por conta do volante revestido em couro nobre com opção de aquecimento, bancos com novos revestimentos e opções de cores, console central redesenhado com costuras contrastantes feitas à mão e almofadas de joelho, maçanetas, aros e instrumentos com acabamento em alumínio, nova chave, painel de instrumentos totalmente digital com tela de 12 polegadas e sistema multimídia SYNC Connect com plataforma de serviços FordPass.
O novo quadro de instrumentos do Ford Mustang é totalmente configurável, com tela de 12,3 polegadas e três modos de personalização: normal, esporte e pista. O sistema, batizado de Mustang MyMode, oferece também função de memória para o motorista registrar suas configurações preferidas, como ajustes da suspensão e da direção.
Já os sistemas SYNC 3 e SYNC Connect permitem, por exemplo, dar a partida do motor, travar e destravar o carro e localizar o veículo, remotamente, junto com o aplicativo FordPass para smartphones.
Outra novidade fica por conta do sistema de válvula ativa de escape, oferecido como opcional, que permite personalizar o ronco do motor.
Na parte mecânica, todas as versões do Ford Mustang agora são equipadas com novos amortecedores, nova junta do eixo transversal da suspensão traseira que aumenta a rigidez lateral e novas barras estabilizadoras para refinar a resposta e o controle do conjunto. Com o pacote Performance, o esportivo ganha amortecedores MagneRide, que segundo a marca otimiza a dirigibilidade em qualquer situação.
O motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros agora oferece mais torque em acelerações fortes com a tecnologia "overboost" da marca. Já o 5.0 V8 foi totalmente reformulada, com maior potência e giro, graças ao uso de uma nova injeção direta de alta pressão. Dados de potência, torque e desempenho dos novos modelos, porém, ainda não foram divulgados.
Para a unidade de oito cilindros, há um novo câmbio manual, totalmente redesenhado, com dupla embreagem e um volante de massa dupla para aumentar o torque e uma modulação de embreagem mais eficiente.
Há também uma nova transmissão automática de 10 velocidades, disponível para os dois motores, que ajuda a entregar maior potência média em aceleração, melhorando a resposta e o desempenho. Em comparação com a antiga caixa de seis marchas, esse novo câmbio oferece engates mais rápidos, melhor resposta em baixa velocidade e redução nas perdas por atrito. O modelo usa um novo sistema de controle eletrônico com ajustes exclusivos para cada modo de direção, com programação adaptativa de trocas em tempo real para garantir a marcha certa no momento certo.
O novo Ford Mustang será vendido nos Estados Unidos a partir de setembro deste ano. E, como citamos anteriormente, chegará por aqui no início de 2018.