Parceria com a Ford vai reduzir custos de desenvolvimento de nova picape

O primeiro produto confirmado da parceria entre Ford e Volkswagen deverá ser a nova geração da Amarok. A sucessora picape atual vai usar a base da Ranger e diminuir os custos de desenvolvimento para a Volkswagen.
De acordo com o CEO do braço de veículos comerciais da VW, Thomas Sedran, a parceria pode render mais frutos. Além de veículos, as duas marcas poderão trabalhar juntas em tecnologias de condução autônoma e uso conjunto de motorizações elétricas.
A Volkswagen deve ainda comprar ações da Argo AI, a divisão da Ford para tecnologia de autônomos. Em entrevista à agência Autonews Europe, Sedran afirmou que um serviço de mobilidade oferecido pelas duas montadoras também é uma das possibilidades.
A Ford, por outro lado, precisa de uma parceria para investir na Argo AI. A empresa foi comprada em 2017, mas como os custos de desenvolvimento de autônomos subiram consideravelmente, outros investidores se tornaram necessários para bancar o negócio.
Em fevereiro, a Volkswagen estava angariando US$ 600 milhões em ações para investir na Argo, o que lhe daria praticamente metade da companhia. Além das ações, a VW pode investir outros US$ 1,1 bilhão para pesquisa e desenvolvimento das operações da Argo.

Amarok será um dos novos produtos
Ford e Volkswagen anunciaram a parceria global para veículos comerciais em janeiro. As duas venderam cerca de 1,2 milhões de comerciais leves em 2018 e apostam no aumento da demanda para picapes e vans menores nos próximos cinco anos. Se os volumes se confirmarem, as duas podem ter um dos maiores volumes de produção de toda a indústria.