Fiat-Mobi-Drive-GSR-2018-14

O mercado de automóveis e comerciais leves caiu 17,11% em abril, na comparação com março. Foram 152.383 unidades vendidas em 18 dias úteis, por conta de feriados no período. Assim, as vendas foram 3,25% menores que o mesmo período de 2016. O acumulado do ano ficou 1,67% negativo com 612.167 emplacamentos.
Nos segmentos, a GM liderou em automóveis com 18,16%, seguida de VW, Hyundai e Ford com 11,58%, 11,05% e 10,22%, respectivamente. A Toyota ficou em quinto com 9,11%, enquanto a Fiat amargou 8,37% na sexta posição. Nos comerciais leves, a italiana tem 36,29%. A VW ficou com 17,13%, enquanto GM e Toyota fecharam com 13,51% e 12,06%. Mais distante, a Renault ficou com 6,11% de participação.
Em abril, a GM liderou no total com 17,53%, enquanto VW e Fiat ficaram com 12,34% e 12,20%, respectivamente. Bem próximas, Hyundai, Ford e Toyota ficaram na casa dos 9%, enquanto Renault e Honda em torno de 7%. A Jeep se distanciou da Nissan. As marcas da PSA deixaram a Mitsubishi para trás. A Mercedes-Benz liderou entre as luxuosas e a JAC entre as chinesas.
Com uma diferença maior que as vendas do Prisma, o Onix botou mais uma vez grande vantagem sobre o HB20. Ka e Sandero se posicionaram bem. O Compass passou o HR-V e liderou entre os utilitários no período. O Mobi também emplacou bem, assim como o Creta. O Uno retomou o ritmo, mas o Renegade já não mostra mais o bom desempenho de antes, muito por conta do irmão maior.
O HB20S caiu bastante em vendas. O recém-chegado WR-V ficou bem perto do veterano Duster. O Captur não teve um bom desempenho e ficou abaixo do 2008, mas à frente do Tracker. O Cruze Sport6 foi o hatch médio mais vendido. Enquanto isso, nos comerciais, a Toro foi o modelo mais vendido seguido de Strada e Saveiro. Hilux e S10 ficaram acima de 2 mil unidades, enquanto a Ranger vendeu pouco mais de mil.
Por uma unidade, a Fiorino ficou na frente da L200. A Amarok ficou em décimo, ficando logo a frente da Montana, que não conseguiu se recuperar e fechou em 11º.O caminhão HR fechou na frente da van Master e a Frontier, não saiu de 14º lugar.
Confira abaixo as 10 marcas, 10 automóveis e 10 comerciais leves vendidos em abril de 2017

Marcas
1º GM 26.707 17,53% / 2º VW 18.802 12,34% / 3º FIAT 18.587 12,20% / 4º HYUNDAI 14.986 9,83% / 5º TOYOTA 14.495 9,51% / 6º FORD 14.489 9,51% / 7º RENAULT 11.919 7,82% /8º HONDA 10.834 7,11% / 9º JEEP 6.764 4,44% / 10º NISSAN 4.241 2,78%

Automóveis
1º GM/ONIX 12.689 / 2º HYUNDAI/HB20 7.934 / 3º FORD/KA 6.650 /  4º RENAULT/SANDERO 6.110 / 5º VW/GOL 5.515 / 6º TOYOTA/COROLLA 4.969 / 7º GM/PRISMA 4.619 / 8º JEEP/COMPASS 3.940 / 9º FIAT/MOBI 3.642 / 10º HONDA/HR-V 3.576

Comerciais leves
1º FIAT/TORO 3.470 / 2º FIAT/STRADA 3.122 / 3º VW/SAVEIRO 2.895 / 4º TOYOTA/HILUX / 2.515 / 5º GM/S10 2.189 / 6º FORD/RANGER 1.053 / 7º RENAULT/OROCH 872 / 8º FIAT/FIORINO 776 / 9º MITSUBISHI/L200 775 / 10º VW/AMAROK 679

* Fonte: Fenabrave