Para vender bem e rápido seu carro usado, você tem que se colocar no lugar do comprador. Certamente, você não compraria um veículo que estivesse com a pintura maltratada, cheia de arranhões e queimada, para-choques amassados, interior sujo e desgastado. Portanto, antes de colocar seu carro à venda, dê um trato no possante para melhorar a aparência e corrigir pequenos defeitos. Às vezes, um pequeno investimento pode resultar em uma venda mais lucrativa e rápida. Confira alguns reparos que podem ajudar.
BOA APARÊNCIA
A primeira coisa que um comprador olha quando está escolhendo um carro é certamente as condições da lataria e pintura. Um veículo com arranhões, riscos e amassados já começa perdendo pontos na disputa. Uma boa solução para os pequenos arranhões na carroceria é a micropintura, que muitas vezes custa bem menos do que a repintura da peça inteira, é de rápida execução e preserva a originalidade da pintura. No mercado os preços variam de acordo com a extensão e da profundidade do risco, mas em média começam de R$ 120. Já a repintura de uma porta, por exemplo, tem preços a partir de R$ 500. Mas é bom lembrar que a micropintura em carros nas cores branco, champanhe e prata não apresenta bom resultado. Não vale nem a pena fazer.
MARTELINHO DE OURO
Para eliminar pequenos amassados na lataria, causados por pedras ou até chuva de granizo, a solução ideal é o martelinho de ouro, ou microfunilaria. É recomendado para desamassar partes da lataria como capô, portas, teto, tampa do porta-malas, serviço que é feito geralmente com ferramentas improvisadas, que vão desde o próprio martelinho até chifre de boi, pedaços de madeira e ganchos. A vantagem é que com esse tipo de serviço é possível evitar a lanternagem e, consequentemente, a repintura, preservando a pintura original, além de ser bem mais barato. Nesse caso, os preços partem de R$ 120, e vão variar de acordo com a área atingida e com a dificuldade de se executar o serviço.
RECUPERANDO O BRILHO
Pintura queimada de sol ou desgastada pelo tempo ou poeira também contribui para prejudicar a imagem do carro. Aqui, o recomendado é o polimento simples, que tem preço a partir de R$ 200. É garantia de um serviço que apresenta bom resultado, recuperando o brilho da pintura. Outra opção, um pouco mais cara, seria a cristalização, que custa R$ 300.
PARA-CHOQUES
O conserto de um para-choque pode ficar bem mais em conta do que aquele desconto que o comprador vai pedir para retirar aqueles arranhões e amassados, resultado daqueles esbarrões em manobras. É serviço que, quando executado por profissionais especializados, geralmente melhoram muito a aparência.
RODAS
Outra coisa que chama a atenção de quem está comprando um carro são as rodas arranhadas, que denunciam as barbeiragens feitas pelo motorista. Se o carro tiver rodas de aço com calotas, a solução é mais simples. Basta trocar as calotas, que não custam caro. Mas se as rodas arranhadas forem de liga leve, o serviço recomendado é lixar e repintar, que custa cerca de R$ 120.
LAVAGEM
Nem precisa dizer que a limpeza do veículo é fundamental na hora de vender o carro. Mas é importante lembrar que o carro deve estar limpo por fora e por dentro. Existem empresas especializadas em lavagem de interior, que pode retirar aquelas manchas nos tecidos dos bancos, no teto, nos painéis das portas e no carpete. Túlio Amorim revela que o serviço de lavagem a seco do interior varia de R$ 120 a R$ 390, sendo o mais caro nos carros com revestimento de tecido, que dá mais trabalho pra limpar do que o couro. A limpeza do motor também pode ajudar a impressionar o comprador. Mas é preciso ter cuidado, pois o o motor deve ser lavado por profissionais experientes, pois se a água atingir componentes eletrônicos, o prejuízo é grande.
HIGIENIZAÇÃO
E se você tem o hábito de fumar dentro do carro ou o cheirinho dos pets já ficou impregnado, vale a pena investir na higienização do sistema de ar-condicionado. Com o investimento médio de R$ 90 é possível fazer a limpeza do equipamento com a troca do filtro, que vai ajudar bastante a diminuir a inhaca dentro do carro.
SUBSTITUIÇÃO
Alguns componentes no carro entregam a idade e o desgaste, e nem sempre custam caro. É o caso da tampa do compartimento de óleo do motor, que é de baixo custo e evita que um possível vazamento gere dúvida sobre a real condição do propulsor. Trocar as borrachas dos pedais (embreagem, freio e acelerador) ajuda a evitar uma imagem negativa de desgaste, assim como o pomo da alavanca do câmbio e o volante esfarelando. São cuidados que vão gerar um custo, mas que também vão valorizar o seu possante.
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