Novo EcoSport estreia em maio para não perder espaço na disputa entre os SUVs compactos

Após perder sua histórica posição no grupo das "quatro grandes" montadoras do Brasil em 2016, a Ford prepara sua retomada. No Salão do Automóvel de Detroit, aberto nesta semana, a montadora mostrou novidades para os norte-americanos, e lá confirmou também a jornalistas brasileiros seus próximos passos no País. Ainda no primeiro semestre de 2017, lançará por aqui os novos EcoSport e Fiesta, e o inédito motor 1.5 Dragon.
O primeiro a estrear será o EcoSport, em maio, com muito mais novidades que uma reestilização costuma trazer. A razão disso é a urgência em modernizar o SUV, que tem perdido espaço mês após mês com a chegada de novos adversários. O utilitário pioneiro da categoria terá desenho mais moderno por fora e por dentro, onde o painel deve trazer uma tela touchscreen com a terceira geração do multimídia Sync. O utilitário promoverá a estreia do motor 1.5 Dragon, de três cilindros, que deve gerar potência próxima dos 131 cv do atual 1.6.
O novo EcoSport foi uma das grandes ausências do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado. Acabou sendo revelado no Salão de Los Angeles, uma semana depois, como afago a seus conterrâneos. Agora, em Detroit, aparece pela segunda vez com o novo visual. Assim como na Europa, lá o SUV não terá o estepe pendurado na tampa traseira. O item caiu em desuso até por razões de eficiência. Mas por aqui o utilitário manterá o estepe atrás. A novidade em relação a isso pode ser a oferta de uma versão equipada com pneus runflat, capazes de rodar vazios até o reparo - o que pode eliminar, neste caso, o estepe.