De Campos do Jordão (SP) - SUVs e crossovers são a bola da vez do mercado brasileiro. Para não ficar para trás enquanto prepara o lançamento do EcoSport reestilizado, previsto para 2017, a Ford importa do Canadá a segunda geração do Edge, modelo de segmento superior, na versão topo de linha Titanium, recheada de equipamentos. A evolução do crossover, contudo, chega com atraso (foi lançada nos EUA em dezembro) e sem os motores 2.0 e 2.7 V6 turbo EcoBoost, faltando ainda a central multimídia SYNC3. Em vez das novas tecnologias, foram mantidos o motor 3.5 V6 de 284cv casado com a transmissão automática de seis velocidades e o SYNC já conhecido do Fusion. O preço também foi reposicionado (para cima) e agora parte de R$ 229.900. Desde que começou a ser vendido no Brasil em 2008, o Edge soma cerca de 14 mil unidades comercializadas.
VISUAL
No design, o Edge perdeu o ar de SUV grandalhão, típico dos modelos norte-americanos, seu principal mercado, ganhando aspecto esportivo. A frente é marcada pela nova grade trapezoidal dos últimos lançamentos da Ford e as rodas têm 20 polegadas. Na traseira, as lanternas de LED são unidas por uma linha horizontal. Os olhos enganam, mas o crossover cresceu em dimensões frente ao antecessor: 10cm no comprimento, 3cm na distância entre-eixos e 4cm na altura. A cabine recebeu reforços no isolamento acústico e o porta-malas foi ampliado, podendo levar 1.110 litros até o teto.
POR DENTRO
O interior pode ter três configurações (preto, Soft Ceramic com tons claros e escuros, e Dark Ceramic, ocre nos bancos e portas) e a luz ambiente personalizada em sete cores. Para justificar o posicionamento de preços, a versão Titanium vem recheada de recursos, como bancos dianteiros aquecidos e refrigerados e bancos traseiros aquecidos (estes com opção de rebatimento automático), e sistema de estacionamento automático de segunda geração, que manobra o carro em vagas paralelas ou perpendiculares por meio de 12 sensores de monitoramento em 360 graus.
A direção elétrica com assistente dinâmico é inédita no Brasil. Há controles anticapotamento, de estabilidade e tração. Como no Range Rover, o porta-malas é aberto automaticamente quando se passa o pé sob o para-choque traseiro. A central SYNC com telas de oito polegadas inclui assistente de emergência, que faz ligação automática ao socorro médico em caso de acidente, navegador e som premium da Sony, com 12 alto-falantes. Teto solar panorâmico e telas de DVD na traseira são os únicos opcionais e elevam o preço para R$ 239.900.
SEGURANÇA
É outro apelo do crossover, recém-classificado com cinco estrelas nos testes de colisão do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). Oito airbags, câmera frontal com visão 180 graus, cintos traseiros laterais infláveis, piloto automático adaptativo com alerta de colisão, sistema de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, Isofix e o monitoramento de pressão dos pneus fecham a lista de equipamentos. As revisões são a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros. A garantia é de três anos ou 60 mil quilômetros.
FICHA TÉCNICA
MOTOR / 3.5 V6 a gasolina de 284cv a 6.500rpm e torque de 34,5kgfm a 4.000rpm
TRANSMISSÃO / Tração integral; câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃO / Dianteira e traseira independente
DIREÇÃO / Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS / Discos ventilados na frente e na traseira, com ABS
CAPACIDADES / Tanque, 70 litros; de carga (passageiro e carga), 509kg; peso, 2.040kg
DIMENSÕES / Comprimento, 4,78m; largura, 2,17m; altura, 1,74m; distância entre-eixos, 2,85m
Comentários