O Novo Duster agora não é somente da Dacia. O utilitário esportivo da marca romena passa a adotar também o logotipo Renault, como já acontece desde o início, e com detalhes exclusivos, incluindo um painel desenvolvido só para essa versão sob a marca francesa.
Oferecido em alguns mercados fora da Europa, o SUV adota a bandeira de sua controladora, em especial no Brasil. Mas, nos países mais próximos do velho continente, o Novo Duster já começa a chegar como um Renault, em especial na Rússia. Basicamente o mesmo carro, o que difere Renault e Dacia são os detalhes estéticos, pois na mecânica, existe grande semelhança, exceto em países mais distantes e outras regiões, como por aqui.
Mas, olhando para a Rússia, podemos vislumbrar o mercado brasileiro, pois o Novo Duster da Renault chega ao país com motor 1.6 SCe de 115 cv nas versões mais baratas e o 2.0 aspirado de 145 cv nas mais caras. Qualquer semelhança com nosso mercado não é mera coincidência. No primeiro, a opção CVT está disponível. Na Europa, o SUV sob a Dacia vem com o mesmo 1.6 SCe de 115 cv, mas também com o 1.2 TCe de 125 cv. Isso sem contar o diesel 1.5 dCi com 90 cv ou 110 cv.
No visual, o Renault Duster 2018 na Rússia vem com nova grade em estilo da marca francesa e dotado de elementos cromados, assim como a parte superior do para-choque redesenhada. Os faróis com LEDs diurnos e detalhes cromados são os mesmos, assim como os faróis de neblina e o protetor central em cinza, localizado no para-choque. Nas laterais, tudo igual, inclusive as barras no teto em alumínio, apliques verticais nos para-lamas e retrovisores em cor cinza. Na traseira, só muda o logotipo e a barra com nome sobre a placa, que na Renault é cromada.
Por dentro, o Renault Duster 2018 russo vem com novos difusores de ar horizontais, enquanto os do Dacia são circulares. O volante também é novo e dotado de três raios contra quatro do romeno. A multimídia é a mesma MediaNav 2.0 e os comandos do ar-condicionado são igualmente digitais. A padronagem de tecidos e revestimentos é diferente. Fora isso, o restante é igual nas duas marcas.
Agora, espera-se que o Novo Renault Duster desembarque no mercado brasileiro, o que deve ocorrer muito em breve. Aqui, o motor 2.0 tem ainda a adição de câmbio automático e opção de tração 4×4 com caixa manual. No entanto, pode ser que o CVT vem a ser disponibilizado no motor maior, a fim de aumentar a eficiência energética e o conforto ao dirigir.