A principal novidade é o entre-eixos 53 milímetros maior (2,70 m) que, segundo a Ford, aumentou o espaço interno, especialmente para os ocupantes do banco traseiro. A base é a plataforma C2, que além disso oferece mais segurança em colisões, melhor aerodinâmica e consumo de combustível. A rigidez torcional do Ford Focus subiu em 20% com a nova base.
Entre as tecnologias da nova geração do Ford Focus estão o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com traffic jam (que reinicia o movimento em meio ao trânsito sozinho). Há ainda reconhecimento de placas, alerta de manutenção em faixa, e farol alto automático.
Outras novidades são o head-up display, auxílio de estacionamento melhorado com função de saída também, alerta de pré-colisão contra pedestre e ciclista. O novo Focus traz também alerta de ponto cego e de tráfego cruzado, câmera de ré e assistente pós-colisão. Esse último sistema serve para, em caso de acidente, acionar os freios e evitar uma segunda batida.
Na lista de comodidades estão o FordPass Connect, um aplicativo para smartphone que controla funções do veículo. Entre elas localizar, trancar, abrir e verificar funções, como tempo para a troca do óleo, nível de combustível e partida remota. No interior, todo novo, a central multimídia tem tela de oito polegadas, a mesma do novo EcoSport. Ela tem integração com Android Auto e Apple CarPlay por meio do Ford Sync3.
Motores
Para a Europa, primeiro mercado a receber a nova geração do Focus, haverá duas opções de motores a gasolina. O 1.0 EcoBoost turbo de 84 cv, 99 cv ou 123 cv e o 1.5 EcoBoost turbo de 148 cv ou 180 cv. O câmbio é sempre o manual de seis ou o automático de oito velocidades.
O propulsor de 1,5 litro tem sistema de desativação de cilindros, que realiza a função em 14 milissegundos, o que a Ford diz ser 20 vezes mais rápido que o piscar de um olho. Além disso, ele conta com os motores a diesel 1.5 e 2.0, ambos turbo. O primeiro rende 94 cv ou 118 cv e o segundo 148 cv.
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