Infelizmente, ainda existem muitos automóveis comercializados no mercado brasileiro que deixam a desejar quando o assunto é segurança. Isso ficou mais uma vez comprovado com o teste de impacto realizado pelo Latin NCAP no Nissan March, hatch compacto produzido em Resende, no Rio de Janeiro. O modelo recebeu apenas uma estrela (em cinco possíveis) na proteção para adultos e duas para crianças. A ausência de equipamentos e sistemas de segurança, além de estrutura frágil, são os motivos que contribuíram para a baixa pontuação.
Em dezembro de 2016, o Nissan March foi submetido ao crash test do Latin NCAP e na ocasião foi classificado com três estrelas para proteção a adultos e uma para criança. Agora, com novos parâmetros e testes mais rígidos, o hatch compacto perdeu duas estrelas na proteção para adultos e ganhou uma na segurança para crianças. O modelo testado era equipado apenas com dois airbags.
De acordo com o relatório do Latin NCAP, no teste de impacto frontal ficou constatado que a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro da frente tiveram boa proteção. Já a proteção do peito do condutor e do acompanhante foi considerada ruim. Ainda de acordo com a entidade, a proteção aos joelhos do motorista e do passageiro foi considerada fraca, já que foram observadas “estruturas perigosas na zona do painel contra as quais poderiam impactar”.
A proteção às tíbias do motorista foi classificada como boa, enquanto a do acompanhante foi avaliada como adequada. Em relação à estrutura do habitáculo do hatch, o Latin NCAP considerou instável, bem como a zona da área dos pés, que demonstrou adequada.
No teste de impacto lateral, a proteção para o peito do motorista foi considerada marginal - Latin NCAP/Divulgação No teste de impacto lateral, a proteção para o peito do motorista foi considerada marginal
No teste de impacto lateral, o Nissan March apresentou boa proteção para a cabeça e a pelve, proteção marginal para o peito e adequada para o abdome. O Latin NCAP justifica o resultado de uma estrela para a segurança do adulto pelo fato de o modelo não contar com controle de estabilidade e nem com lembrete de uso do cinto de segurança padrão. Já a proteção para crianças subiu de uma para duas estrelas, nota relativamente baixa, já que o modelo não conta com sistemas de ancoragem de cadeirinha infantil.
Publicado em Veículos na Edição Nº 16191
Nissan March tem nota rebaixada em segurança para adultos no crash test do Latin NCAP
O hatch compacto Nissan March foi submetido a outra bateria de testes e desta vez recebeu apenas uma estrela na proteção para adultos e duas para crianças
Comentários