O Latin NCAP divulgou nessa terça-feira, 12, os resultados de uma nova bateria de testes. Desta vez, a organização avaliou os modelos Nissan Murano em sua versão produzida para o mercado latino-americano e Nissan Kicks produzido no Brasil, além do Chevrolet Aveo, que se posiciona como um dos carros mais vendidos no México. Destes, somente o Kicks é oferecido em nosso País, e surpreendeu positivamente ao receber quatro estrelas mesmo tendo sido avaliado em sua versão com apenas duplo airbag.
O Nissan Kicks recebeu quatro estrelas tanto para a proteção do ocupante adulto quanto para o ocupante infantil. De acordo com o divulgado do Latin NCAP, o crossover compacto apresentou um desempenho instável apenas na estrutura e na área dos pés no teste de batida frontal, o que implicou na fraca proteção do peito dos ocupantes. Já na proteção contra impactos laterais, ele teve desempenho adequado para bom, sendo aceitável em termos globais.
Ele dispõe ainda de controle eletrônico de estabilidade, que segue os padrões exigidos pela instituição em relação a rendimento e disponibilidade. Na proteção do ocupante infantil, o Nissan proporcionou boa proteção no impacto frontal e lateral. Vale lembrar que o automóvel dispõe de sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, além de cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes. Todavia, a ausência do interruptor de desativação do airbag do passageiro e a sinalização de Isofix fez com que o Kicks não obtivesse a pontuação máxima para crianças.
O Nissan Murano, produzido nos Estados Unidos, ganhou cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e apenas três estrelas para a proteção do ocupante infantil. Ele havia sido testado no ano passado, quando obteve somente duas estrelas para adultos e quatro estrelas para crianças. Após este resultado, a marca se comprometeu a melhorar a segurança para os testes de impacto frontal e lateral de poste.
Já o Chevrolet Aveo, que também havia sido testado sem airbags em 2015, voltou aos galpões do Latin NCAP e, mesmo com duplo airbag como item de série, recebeu zero estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas do ocupante infantil.