Se a primeira geração do Hyundai i30 foi um verdadeiro sucesso no Brasil, chegando até a liderar o segmento, não dá para dizer a mesma coisa da segunda. O preço (muito) alto, além do motor e visual de HB20, tornaram ele um ilustre esquecido. Será que a terceira geração voltará a ser um hit de sucesso? As linhas exageradas e vincos demarcados que desenham a carroceria atual do i30 darão lugar a um estilo mais sóbrio, contido e muito parecido com o Elantra. Na prática, o i30 finalmente assumirá o papel de Elantra Hatch, tanto que nos EUA ele é vendido como Elantra GT. A frente terá grade em colmeia e para-choque com entradas de ar generosas, dando esportividade e personalidade própria para o i30 2017. Na lateral o vidro está menos inclinado, enquanto a coluna C ganha volume, remetendo ao Volkswagen Golf. O interior será praticamente o mesmo do irmão sedã. Motor 1.6 fraco ou 1.8 antigo no novo i30? Esqueça. A nova geração terá apenas motores turbo, a exemplo do 1.6 quatro cilindros Gamma GDI com cerca de 183 cv da versão Turbo. Haverá ainda o 1.0 Kappa TGDI usado no irmão menor i20 (praticamente o mesmo motor do HB20 Turbo, porém com injeção direta e mais potência). A versão esportiva N terá motor 2.0 turbo para brigar diretamente com o VW Golf R.