A Ford apresentou a sétima geração do Fiesta na cidade de Colônia, na Alemanha, o compacto mais importante da marca chega mais tecnológico e com dimensões maiores na largura, tornando-o mais espaçoso; serão quatro versões: Vignale, Titanium, Active e ST Line. Apesar de ter divulgado fotos de todas as versões e do interior, a montadora americana não divulgou informações técnicas.
É possível afirmar que o Fiesta cresceu e ganhou refinamento - tanto por fora quanto por dentro. O modelo mantém a plataforma B Global, mas com maior distância entre-eixos, comprimento e largura para aumentar o espaço interno. Por fora, ele alivia um pouco os traços da atual geração e lembra bastante o Focus. A principal diferença para o Fiesta de hoje está na traseira, que passa a ter lanternas horizontais e que invadem a tampa do porta-malas.
A informação preliminar sobre motores é que o Fiesta VII terá o 1.0 EcoBoost, de 3 cilindros, com potências entre 100 cv e 140 cv, e o 1.2 de 4 cilindros com potências entre 65 cv e 85 cv. O mais potente será o 1.6 EcoBoost de 210 cv que estará sob o capô da versão ST, a primeira a aparecer. Entre os motores diesel oferecidos na Europa, o 1.5 de 4 cilindros terá entre 75 cv e 95 cv.
A cabine aparenta um grande salto de qualidade e acabamento, com diversos itens vindos do Focus (como volante e quadro de instrumentos), além de resolver uma falha crônica do Fiesta: a nova geração agora tem uma central multimídia de verdade, com tela sensível ao toque de 8? bem destacada no painel.
O modelo Titanium é a que mais se assemelha com a versão anterior, a grande de ar do para-choque apresenta linhas continuas horizontais e o farol de neblina mudou de posição ficando vertical e em formato de asas. Esse modelo tem apelo  urbano e promete ser o líder de vendas entre as quatro versões.
O modelo ST Line apresenta uma design mais esportivo, está menor em comprimento, mais arredondado e com acabamento interno mais sofisticado. O para-choque está mais encorpado em comparação à geração atual e os faróis de neblina estão horizontais ao invés dos redondos como era anteriormente.
O modelo mais luxuosa dessa geração é a Vignale, o topo de linha também muda a grade, e tem detalhes cromados, o para-choque possui uma entrada de ar praticamente conectada aos faróis de neblina.
O modelo Active tem um apelo mais aventureiro com suspensão mais alta, rack no teto, molduras plásticas nas caixas de roda e saias laterais integradas a elas, além da carroceria de duas portas.