A Ford apresentou a sétima geração do Fiesta na cidade de Colônia, na Alemanha, o compacto mais importante da marca chega mais tecnológico e com dimensões maiores na largura, tornando-o mais espaçoso; serão quatro versões: Vignale, Titanium, Active e ST Line. Apesar de ter divulgado fotos de todas as versões e do interior, a montadora americana não divulgou informações técnicas.
É possível afirmar que o Fiesta cresceu e ganhou refinamento - tanto por fora quanto por dentro. O modelo mantém a plataforma B Global, mas com maior distância entre-eixos, comprimento e largura para aumentar o espaço interno. Por fora, ele alivia um pouco os traços da atual geração e lembra bastante o Focus. A principal diferença para o Fiesta de hoje está na traseira, que passa a ter lanternas horizontais e que invadem a tampa do porta-malas.
A informação preliminar sobre motores é que o Fiesta VII terá o 1.0 EcoBoost, de 3 cilindros, com potências entre 100 cv e 140 cv, e o 1.2 de 4 cilindros com potências entre 65 cv e 85 cv. O mais potente será o 1.6 EcoBoost de 210 cv que estará sob o capô da versão ST, a primeira a aparecer. Entre os motores diesel oferecidos na Europa, o 1.5 de 4 cilindros terá entre 75 cv e 95 cv.
A cabine aparenta um grande salto de qualidade e acabamento, com diversos itens vindos do Focus (como volante e quadro de instrumentos), além de resolver uma falha crônica do Fiesta: a nova geração agora tem uma central multimídia de verdade, com tela sensível ao toque de 8? bem destacada no painel.
O modelo Titanium é a que mais se assemelha com a versão anterior, a grande de ar do para-choque apresenta linhas continuas horizontais e o farol de neblina mudou de posição ficando vertical e em formato de asas. Esse modelo tem apelo urbano e promete ser o líder de vendas entre as quatro versões.
O modelo ST Line apresenta uma design mais esportivo, está menor em comprimento, mais arredondado e com acabamento interno mais sofisticado. O para-choque está mais encorpado em comparação à geração atual e os faróis de neblina estão horizontais ao invés dos redondos como era anteriormente.
O modelo mais luxuosa dessa geração é a Vignale, o topo de linha também muda a grade, e tem detalhes cromados, o para-choque possui uma entrada de ar praticamente conectada aos faróis de neblina.
O modelo Active tem um apelo mais aventureiro com suspensão mais alta, rack no teto, molduras plásticas nas caixas de roda e saias laterais integradas a elas, além da carroceria de duas portas.
Publicado em Veículos na Edição Nº 15768
Ford apresenta novo Fiesta 2017 em quatro versões
Sem informações técnicas, sétima geração do compacto chega mais espaçoso e tecnológico
Comentários