Com visual esportivo, se valendo do tradicional ‘R’, Uno Sporting adota motor 1.3

Betim (MG) - É com o mote de relançamento que a Fiat apresentou a segunda reestilização do Novo Uno, modelo lançado em 2010. Há seis anos no mercado, seria a hora de apresentar uma nova geração do compacto, o que aconteceu parcialmente. É que o Uno 2017 trouxe mudanças significativas do ponto de vista mecânico, mas no visual foi pequena a evolução. O modelo ganhou apenas uma nova grade, que dá adeus àqueles três quadradinhos simpáticos, e para-choque dianteiro. Apesar de discretas, as mudanças ficaram hamônicas e complementaram o trabalho feito na primeira reestilização. O interior foi mantido.
O Uno 2017 foi o modelo escolhido para a estreia da nova família global de motores compactos da marca, batizada de Firefly (do inglês, vagalume), que será usada em outros países. São dois motores flex, sendo o aguardado (e atrasado) 1.0 de três cilindros e um 1.3 de quatro cilindros, ambos com as mesmas características: duas válvulas por cilindro, para favorecer o torque em baixas rotações; mesmas dimensões de pistão e cilindro, para compartilhar mais componentes e ter ganho em escala; bloco de alumínio, que reduziu 7kg; otimização da queima de combustível, para ter melhor desempenho e menor consumo; alta taxa de compressão (13,2:1); sistema de partida a frio sem tanquinho; comando por corrente, que dura por toda a vida útil do motor; e recarga da bateria por frenagem ou redução de velocidade.
O novo motor 1.0 de três cilindros tem potências de 72cv a 6.000rpm (com gasolina) e 77cv a 6.250rpm (com etanol) e torques de 10,4kgfm (g) e 10,9kgfm (e), ambos a 3.250rpm. Em relação ao motor 1.0 anterior, o tricilíndrico da Fiat chegou a ganhar 2cv de potência e significativo 1kgfm de torque, com a vantagem de ter reduzido o consumo em 14,4%. Já o 1.3 melhorou e muito em relação ao velho 1.4, com potências de 101cv a 6.000rpm (com gasolina) e 109cv a 6.250rpm (com etanol) e torques de 13,7kgfm (g) e 14,2kgfm (e), ambos a 3.500rpm – um ganho de até 21cv e 1,3kgfm, reduzindo o consumo em 16,7%.
A direção agora tem assistência elétrica de série. A suspensão continua com a dobradinha McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. O modelo ganhou opção de conteúdo mais sofisticado, como controle eletrônico de tração e estabilidade, sistema start/stop (de série na motorização 1.3) e auxílio de partida em rampa. Estão disponíveis 166 acessórios para o Uno, entre eles a central multimídia e a câmera de ré. Um item de segurança que a Fiat deixou faltar no Uno 2017 é o sistema Isofix para assentos infantis. A garantia é de três anos.
Adotado tardiamente pela Fiat, motor 1.0 três cilindros gera 72cv/77cv - Fiat/Divulgação Adotado tardiamente pela Fiat, motor 1.0 três cilindros gera 72cv/77cv
PREÇO E C0NTEÚDO São seis versões disponíveis. A de entrada é a Attractive 1.0 (R$ 41.840) traz de série direção elétrica, ar-condicionado, rodas de aço estampado de 14 polegadas calçadas com pneus de baixa resistência ao rolamento, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo, faróis de neblina, limpador e desembaçador do vidro traseiro, volante com regulagem de altura, airbag frontal. A versão seguinte é a aventureira 1.0 Way (R$ 42.970), com maior altura em relação ao solo, que acrescenta rack de teto, molduras nas caixas de roda, faróis e lanternas com máscara negra, retrovisores na cor do veículo com setas integradas, para-choques exclusivos e frisos nas portas.
A versão 1.3 Way (R$ 47.640) acrescenta chave canivete, rádio com entrada USB, abertura interna do porta-malas e da porta do tanque de combustível, apoio de pé para o motorista, porta-óculos e bolsa porta-revista nos bancos dianteiros. O Uno Way 1.3 Dualogic (R$ 51.990), equipado com câmbio automatizado de uma embreagem, acrescenta sistema de auxílio de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade e opção de trocas de marchas por aletas próximas ao volante.