Quando se fala sobre picapes, a Fiat sempre foi referência por estar na dianteira, aprimorando sua linha de produtos de acordo com o que os clientes necessitam antes mesmo que eles percebam e inovando continuamente. Assim, a Fiat Strada, líder do seu segmento desde 2000, chega hoje aos 20 anos no mercado. Lançada em 24 de outubro de 1998, se tornou sucesso de vendas rapidamente graças à sua robustez e versatilidade para ser usada no dia a dia tanto para o transporte de cargas, quanto para passeios em família.
A Fiat Strada chegou, há duas décadas, para completar a família Palio em três versões: Working 1.5, Trekking 1.6 8V e LX 1.6 16V. Rapidamente conquistou o público com seu estilo e confiabilidade, ganhou diversas outras versões e mostrou ser tanto econômica para o trabalho, quanto jovem e descontraída para o lazer. O modelo, produzido no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), é vendido no Brasil e, atualmente, exportado para Argentina, Paraguai e Uruguai.
Números de sucesso
No ano em que foi lançada, até por ter chegado no último trimestre, vendeu 2.016 unidades no Brasil das 4.889 produzidas. Dez anos depois, em 2008, já eram 72.045 picapes comercializadas no país e 78.912 fabricadas por ano. Em 2018, até setembro, foram 49.093 mil unidades emplacadas e 52.320 produzidas, somando 1,36 milhão de picapes vendidas no mercado nacional desde o lançamento. O recorde de vendas em um ano até hoje foi em 2014, com 153.139 unidades no ano, cerca de 70.000 a mais que a segunda colocada. No mesmo ano, a jovem Fiat Strada atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.
Como se pode comprovar por esses números, entre as picapes compactas, o desempenho de vendas da Strada é notável. Suas vendas, quase sempre, superam a soma de todos os demais modelos concorrentes comercializados. Em 2018, sua participação de mercado em seu segmento deve atingir cerda de 53%, com aproximadamente 67.000 picapes produzidas e 65.000 emplacadas.
A marca da inovação
Os exemplos de inovação da Fiat Strada, que a fizeram ter números tão altos e relevantes, são muitos. Como destaque, por exemplo, está a chegada da versão com Cabine Estendida, em 1999. Inédita no segmento, foi um marco graças à maior praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba.
Ela também ganhou sua primeira versão Adventure em 2002, conceito muito bem aceito pelo consumidor, e o bloqueio eletrônico do diferencial Locker, em 2008, que foi introduzido para aumentar a capacidade de tração da picape em situações de terreno adversas. No ano seguinte foi a vez da Fiat Strada se tornar a primeira e única picape compacta com cabine dupla no Brasil. Já em 2013 inovou mais uma vez com o lançamento da terceira porta na cabine dupla, solução inédita no segmento.
Premiações
Ao longo dessas duas décadas com números que mostram o quanto o público aprova o modelo, a Fiat Strada recebeu também reconhecimento através de diversas premiações. Entre elas, estão a eleição dos Melhores Carros promovida pelo Best Cars, em que a Fiat Strada foi eleita a Melhor Picape Pequena por internautas, e a pesquisa realizada pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva) em que o modelo ganhou como Melhor Carro, sob o ponto de vista de reparação. Outros exemplos são a eleição da Fiat Strada pela pesquisa "Os Eleitos", da revista Quatro Rodas, como modelo com o maior índice de satisfação de seus proprietários, e o troféu de veículo com maior valor de revenda na categoria picape pequena, segundo levantamento anual feito pela agência Auto Informe e pela Molicar.
Linha do tempo
1998: A Fiat Strada é lançada em três versões: Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 8V (92cv) e a topo de linha LX 1.6 16V (106cv).
1999: Chega a versão com Cabine Estendida, inédita no segmento e um marco em termos de diferenciação graças à maior praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba.
2000: A picape Strada se torna líder de mercado pela primeira vez.
2001: Série especial MTV.
2002: Primeira reestilização e chegada da versão Adventure e do motor 1.8 8v em substituição ao 1.6 16v.
2004: Segunda reestilização. Recebeu novo interior, nova carroceria, novos conteúdos e um motor mais potente, o 1.8 8V Flex.
2006: Série especial Try On Adventure.
2007: Série Original Adventure.
2008: Terceira reestilização que deu ao modelo aspecto mais robusto, especialmente na versão Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker.
2009: Melhoria no motor Fire 1.4 que passa a ter 85/86 cv. A Fiat inovou mais uma vez e lançou a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil.
2010: Motor Etorq 1.8 16v substitui o 1.8 8v. Versão Sporting com motor Etorq 1.8 16v.
2011: Câmbio automatizado Dualogic chega na versão Adventure cabine dupla.
2012: Chega a quarta reestilização com novo design frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. Versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla disponível em todas as versões.
2013: Série especial Mangalarga Marchador. Reestilizacão da parte traseira (novas lanternas e
caçamba mais alta) e inova outra vez com a terceira porta na cabine dupla.
2014: Linha 2015 com pacote Dark nas versões Trekking e Adventure.
2014: Versões Hard Working 1.4. Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.
2015: Série Adventure Extreme com central multimídia.
2016: Novas versões são lançadas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla).
2018: Freedom 1.4 Cabine Dupla é nova versão da Fiat Strada para linha 2019.
Comentários