Para seguir sendo líder do segmento de picapes compactas e também entre os comerciais leves, a Fiat Strada acaba de chegar à linha 2017 com pequenas novidades. A gama do utilitário passa a dispor de oito configurações diferentes, sendo cinco novas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla).
De acordo com o divulgado da montadora italiana, "a nova gama passa a ser ainda mais competitiva, oferecendo ao consumidor um excelente custo-benefício".
O visual da Fiat Strada 2017 segue sem nenhuma mudança. O modelo é praticamente o mesmo desde 1998, mas com uma série de alterações na parte estética para entregar linhas mais modernas e dentro da filosofia da fabricante. As atuais formas do utilitário foram introduzidas em 2012, quando a picape ganhou ainda a opção de carroceria cabine dupla com três portas, algo inédito na categoria.
A picape compacta da Fiat é marcada pelos faróis anguloso na dianteira, além da grade com formato retangular, que a partir da versão de acabamento Adventure ostenta um friso cromado com o logotipo da empresa ao centro e para-choque robusto em plástico preto. Já nas laterais, as formas são mais limpas, com destaque apenas para um vinco definido na parte central. A traseira, por sua vez, tem formato pronunciado, com direito a lanternas horizontais que invadem as laterais.
O interior também segue sem mudanças significativas em relação às linhas anteriores do veículo. Assim como nas demais picapes da categoria, a Strada 2017 abusa dos plásticos no acabamento. Todavia, pelo menos nas versões mais caras, os painéis de porta contam com revestimento em tecido.
A nova versão Working Plus 1.4 Flex Cabine Simples da linha 2017 da Fiat Strada se diferencia por oferecer capota marítima, iluminação na caçamba, direção hidráulica, brake light, janela traseira corrediça, grade protetora do vidro traseiro e porta-escada.
Há ainda os itens já presentes na Working 1.4 Flex Cabine Simples, como airbags frontais, freios ABS com EBD, follow me home, computador de bordo, protetor de caçamba, retrovisores externos com comando interno mecânico, rodas de aço de 14 polegadas com pneus 175/70 R14, tampa da caçamba removível e com chave, volante EAS (Energy Absorbing System), entre outros.
Já as versões Hard Working 1.4 Flex trazem os itens da Working Plus, mais ar-condicionado, calotas integrais, faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e banco do motorista com ajuste de altura. O modelo com Cabine Estendida dispõe ainda de barras longitudinais de teto e ganchos para amarração de carga na cabine. Por fim, a variante Cabine Dupla traz também porta-óculos, terceira porta e cintos de segurança laterais traseiros retráteis.
Por fim, as versões topo de linha Adventure, além do visual diferenciado, contam com rodas de liga-leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidores de seta e rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva voz Bluetooth e entrada USB. O modelo Cabine Dupla conta ainda com bolsa porta-objetos, porta-copo na lateral traseira e apoios de cabeça traseiros rebaixados com regulagem de altura.
Na Adventure Cabine Dupla com câmbio Dualogic, há transmissão automatizada Dualogic Plus e aletas atrás do volante para trocas manuais de marcha.
Como opcional, há sistema multimídia, sistema Locker do bloqueio de diferencial, sensor de estacionamento traseiro, rádio USB MP3 e pintura metálica. Há ainda mais de 57 acessórios Mopar, que na Strada 2017 contam com garantia estendida: na hora da compra, além dos 12 meses da garantia contratual, o consumidor poderá contratar mais 12 ou 24 meses de cobertura direto na concessionária. Também é possível fazer junto ao financiamento do veículo, o plano de revisão sob medida, podendo adquirir de 2 a 10 revisões.
A gama de motores da Fiat Strada 2017 também é a mesma. As versões Working, Working Plus e Hard Working são equipadas com um motor 1.4 litro Fire flex de quatro cilindros, que rende 85 cavalos de potência com gasolina e 88 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm, com transmissão manual de cinco velocidades.
Já as variantes Adventure usam um 1.8 litro E.torQ flex de quatro cilindros, capaz de gerar 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 18,4 kgfm e 18,9 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, com câmbio manual ou automatizado Dualogic Plus, ambos de cinco marchas.
Publicado em Veículos na Edição Nº 15739
Comentários