Chegou novembro e com ele três feriados. Se você pretende aproveitar alguma das datas para cair na estrada, lembre-se de fazer um bom planejamento, seja seu destino o campo ou a praia. Com o aumento do movimento nas rodovias, é preciso atenção redobrada ao preparar seu veículo. Além de calibrar pneus, checar o óleo e encher o tanque de combustível, há outros cuidados que podem ser tomados para evitar inconvenientes.
Veja abaixo sete passos para pegar a estrada tranquilamente.
1) Ande com segurança, nada de solavancos, de pisar com um pé aqui e outro acolá
É muito simples saber se está na hora de trocar os pneus do seu carro. Faça o teste TWI (Tire Wear Indicator), para isso basta olhar se as saliências entre os sulcos do pneu já foram alcançadas - em caso positivo, está na hora de fazer a troca.
2) Sabe aquela máxima de que respeito é bom e eu gosto. Pois é...
Respeite sempre os prazos de troca de óleo de motor. A substituição é periódica e deve seguir sempre as especificações do fabricante do carro. É recomendado também que se substitua o filtro de óleo toda vez que for efetuada uma nova troca do lubrificante.
3) Agora essa aqui é supimpa. Quem é que gosta de ser passado pra trás. Ninguém, não é?
Procure sempre abastecer o carro em postos de confiança. Combustíveis de má qualidade podem provocar entupimentos, por isso é importante passar sempre por um mecânico e realizar procedimentos de limpeza no sistema de alimentação.
4) E o calor? Quem é que nunca passou sufoco com ele. E quando é com o carro então?
Para evitar o aquecimento excessivo do motor a orientação é manter o líquido de arrefecimento do radiador sempre no nível adequado. Fabricantes costumam orientar que se utilize produtos minerais e de longa duração.
5) Lembra daquela de ver como está nossa "lataria"? De ir ao médico?
Olha, carro merece o mesmo cuidado, só que o médico aqui é outro. Leve seu carro periodicamente a um mecânico de confiança. Suspensão, bateria, palhetas e freios precisam ser vistoriados a cada 10 mil km rodados. Da mesma forma, verifique itens que são desgastados com o tempo, como amortecedores, molas, buchas, batentes, palhetas e até mesmo a bateria.
6) Tem algum morcego por aqui pra gostar de escuro?
Assim, não viaje com lâmpadas queimadas. Além de aumentar a insegurança na estrada, pode render multa ao motorista. As luzes do painel são igualmente importantes - em caso de dúvida sobre o significado, consulte o manual do carro.
7) Não seja pego com as calças curtas.
É fundamental se precaver em relação a imprevistos - melhor antecipá-los do que não saber lidar com eles. Quando for viajar, verifique triângulo, macaco, estepe e chave de roda estão no lugar certo.
Comentários