Quem esperava ver uma nova geração do Citroën C4 Lounge, com modificações mais significativas, pode ter ficado decepcionado com o resultado apresentado esta semana na Argentina. Não que tenha ficado ruim, mas é que na verdade o sedã médio passou apenas por uma discreta reestilização, com mudanças pontuais no visual. Ganhou em conteúdo e novas versões, com preços que variam de R$ 69.990 a R$ 102.790. O modelo tem seus atrativos, como o bom espaço interno, acabamento de boa qualidade e conjunto mecânico eficiente.
O Citroën C4 Lounge foi lançado no mercado brasileiro em 2013, trazendo um design elegante, inspirado em icônicos modelos da marca: SM, CX e XM. E para definir a reestilização do sedã, a Citroën juntou as equipes dos centros de estilo da Europa, China e América Latina, que foram encarregadas de fazer o projeto global, seguindo as principais características de design da marca. O resultado foi interessante, mas sem mudanças ousadas em relação ao modelo anterior.
A grade manteve as duas barras paralelas com o Chevron (símbolo da marca) ao centro, tendo nas extremidades luzes diurnas (DRL), criando uma nova assinatura luminosa. O novo conjunto óptico dianteiro conta com tecnologia Full LED e na traseira o sedã ganhou lanternas tridimensionais (3D). O para-choque também é novo, com nova entrada de ar e faróis de neblina com moldura cromada em forma de C, uma referência à família C4. Os faróis de neblina são de série em todas as versões e contam com função Cornering Light, que é ativada para iluminar o interior das curvas.
O interior tem acabamento sofisticado, com comandos à mão - Citroën/Divulgação O interior tem acabamento sofisticado, com comandos à mão
MULTIMÍDIA
Por dentro, o C4 Lounge ganhou novos instrumentos no painel, console central e porta-objetos. Uma novidade é que o motorista passa a contar com o Eco-coaching, um econômetro que indica o modo de condução mais econômico. Todas as versões contam com a nova central multimídia desenvolvida pelo Groupe PSA, que agrupa todos os comandos ao alcance do motorista. Por meio do Bluetooth, ela permite o acesso à agenda telefônica para fazer ligações, além da possibilidade de ouvir música armazenada no smartphone. Com tela tátil, o sistema espelha o smartphone, funcionando com Apple CarPlay.
MirrorLink e Android Auto. O rádio, equipado com AM/ FM, pode ser pilotado pelos comandos no volante e o sistema de som tem seis alto-falantes. O sistema de navegação pode ser feito por meio do Google Maps ou do Waze e gestão de SMS.
O modelo conta com chave presencial, botão start/stop e câmera de ré que é acionada quando a marcha à ré é ativada. O motorista pode ainda se orientar pelas linhas auxiliares que aparecem na imagem, que indicam a melhor forma de estacionar.
O C4 Lounge tem 4,62m de comprimento, 2,10m de largura (considerando os espelhos retrovisores), 1,50m de altura e 2,71m de distância entre-eixos, que garante um bom espaço interno, tanto nos assentos dianteiros quanto nos traseiros. O modelo conta ainda com vários porta-objetos e porta-malas com capacidade para 450 litros, que é bom, mas é menor do que o de alguns sedãs compactos.
Com 450 litros, porta-malas do Citroën C4 Lounge é menor do que o de sedãs compactos - Citroën/Divulgação Com 450 litros, porta-malas do Citroën C4 Lounge é menor do que o de sedãs compactos.
MECÂNICA
O motor que equipa do novo C4 Lounge é o conhecido THP 16V flex, que desenvolve 166cv com gasolina e 173cv com etanol. Ele leva o sedã até 100km/h em 9,4 segundos (com etanol), com máxima limitada eletronicamente em 215km/h. O câmbio é automático sequencial AT6 III, configurado para proporcionar baixo consumo sem comprometer o desempenho. A suspensão dianteira é independente, com eixo pseudo McPherson e braços inferiores triangulares, enquanto a traseira conta com travessa deformável e barra estabilizadora.
Todas as versões do C4 Lounge têm de série controle eletrônico de estabilidade (ESP) e Hill Assist (controle eletrônico de aclives). A versão Live (R$ 69.990), exclusiva para vendas diretas e portadores de necessidades especiais vem equipada com rodas de alumínio 16 polegadas, faróis halógenos, central Multimídia de sete polegadas, ar-condicionado automático bizona controlado por tela tátil, Hill Assist, regulador e limitador de velocidade, faróis de neblina dianteiros com função cornering, computador de bordo, vidros e retrovisores elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade e ESP.
A versão intermediária Feel (R$ 93.920) traz aindarodas de alumínio 17, sensores de chuva e luminosidade, câmera de estacionamento traseira, nova Central Multimídia com tela Touch de sete polegadas com navegação, bancos revestidos em couro, airbag lateral, ar-condicionado automático bizona controlado pela tela tátil e apoio de braço no banco traseiro. Na versão Shine (R$ 102.790), topo da linha, traz rodas de alumínio de 17 polegadas diamantadas, novos faróis Full LED, airbag de cortina e teto solar elétrico.
Publicado em Veículos na Edição Nº 16103
Comentários