O carro mais vendido do Brasil em 2016, com quase 154 mil emplacamentos, segundo a Fenabrave. O Chevrolet Onix chegou em 2013 com a difícil missão de substituir o Corsa, que havia feito sucesso por anos.
Com os resultados de 2015 e 2016, podemos dizer que foi uma missão bem-sucedida, mas muito porque a General Motors do Brasil tem tido uma posição bastante agressiva às campanhas de vendas.
Mas, na versão 2017, o Chevrolet Onix Joy apesar de ser versão de entrada, passa bem de longe de um carro popular, no visual, no trem de força e no preço. Ganhou uma evolução bastante interessante em relação ao motor e outros sistemas mecânicos e também um pouco de tecnologia e conectividade.
Testamos a versão de entrada, 1.0 Joy, que utiliza o motor SPE/4 numa nova configuração chamada de ECO, que teve seus componentes e calibrações aprimoradas para ganhar em eficiência energética, performance e redução de emissão de poluentes.
Nessa alteração, as peças internas foram redesenhadas e ficaram mais leves, conjunto de pistões, bielas e anéis, por exemplo. Para melhorar o atrito desses itens, o tipo de óleo lubrificante (0W20) também foi modificado, assim como foram adotados novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas, que faz monitoramento constante da bateria e conta com alternador de alto rendimento.
A engenharia da marca ressalta ainda que o módulo eletrônico do motor está 40% mais rápido e potente. Segundo dados da montadora, esse conjunto reduziu em até 18% o consumo de combustível, que na prática realmente ficou mais econômico. Os números registram ainda a potência de 80 cv com uso do etanol e 78 cv quando abastecido com gasolina. Já o torque náximo chega a 9,8 kgfm com uso do etanol e a 9,5 kgfm com gasolina.
Mas as mudanças mecânicas não param por aí, se estendem pela transmissão, suspensão, freio e aerodinâmica. Com seis velocidades, a nova transmissão manual também ajuda na economia. Além disso, faz o veículo desenvolver muito bem, principalmente em condições de estrada.
Ainda para ajudar no quesito economia, o painel de instrumentos conta com um alerta de mudança de marcha, além disso, os freios são mais eficientes energeticamente e os pneus são verdes, ou seja, também ajudam na redução de combustível e de emissões.
Falando sobre dirigibilidade, é muito agradável dirigir o Onix, já que usa a direção elétrica progressiva inteligente, que corrige inclinação e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas. A suspensão foi recalibrada e novos cubos de roda e barra estabilizadora, os freios ABS conta com sistema de distribuição de frenagem.
Como item de série, o Onix 1.0 conta com o OnStar pacote Safe, incluindo serviços como o de recuperação veicular em caso de roubou ou furto, além do diagnóstico de itens do veículo por meio de um aplicativo específico para smartphones - recursos inéditos em carros dessa categoria. O preço começa em R$ 44.890,00.