Nos Estados Unidos, o movimento já começou. Como é tradição por lá, boa parte dos mais recentes lançamentos já estão sendo anunciados como linha 2020. No Brasil, nenhum automóvel ainda virou o hodômetro para 2020, mas isso não vai demorar para acontecer, e alguns modelos serão substituídos em breve.
E mais do que um simples número do documento, o mercado irá receber lançamentos importantes, que farão modelos atuais parecerem ultrapassados rapidamente.
Um dos veículos mais aguardados dessa safra que se aproxima é o Toyota Corolla. Além do visual radical, o sedã médio líder de vendas no Brasil deverá estrear nova plataforma (TNGA, a mesma do Prius), e virá com propulsão híbrida.
Não é só o Corolla que está prestes a mudar. Além dele, há outros substitutos prontos para assumirem o lugar dos veteranos.
Praticamente toda a linha da Chevrolet está na lista da suspeição. Recentemente, a empresa divulgou que fará 11 lançamentos no ano que vem. Isso coloca a gama atual da montadora na marca do pênalti.
Tudo bem que a conta da montadora norte-americana é marota. Ela contabiliza o Camaro em dobro, como se o cupê e o conversível fossem produtos distintos. Mas é de se supor que está chegando a hora de uma renovação profunda nos modelos da marca.
A picape Montana deverá ser uma das vítimas. O modelo ainda preserva o visual dianteiro do finado Agile, e a base do também falecido Celta. O resultado é que, em vendas, ela está muito distante das rivais Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.
Mas não são apenas carros de baixas vendas que devem sair de cena ou mudar completamente na Chevrolet. Até mesmo o modelo mais vendido do Brasil, Onix, está no fim de ciclo de sua primeira geração. O hatch foi lançado em 2012, e deverá chegar à linha 2020 totalmente mudado. Isso inclui não só ele, mas todos os membros da família. Ele divide a plataforma com os sedãs Prisma e Cobalt, com o monovolume Spin e até com o SUV Tracker.
Outro modelo que, apesar de bem vendido, já está prestes a mudar de geração é o Hyundai HB20. O hatch desenvolvido especialmente para o Brasil (e o primeiro modelo a sair da fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo) foi lançado em 2012. Assim, é outro que deve chegar à linha 2020 de corpo e alma novos. A propósito, o protótipo Saga, apresentado no Salão de São Paulo, em novembro, antecipa linhas de como ele deverá ficar.
Publicado em Veículos na Edição Nº 16277
Carros que deverão ser substituídos no ano que vem
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