O Nissan Kicks agora é nacional. Feito em Resende-RJ, onde a fábrica que já produzia os modelos March e Versa, recebeu mais R$ 750 milhões para fabricar o crossover da marca japonesa, que antes era importado do México. Até então, o modelo era oferecido apenas em duas versões, sendo uma limitada. No total, mais de 20 mil exemplares foram vendidos desde a metade de 2016, quando foi lançado mundialmente junto com os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Agora, o Nissan Kicks finalmente passa a oferecer mais do que a produção nacional, entregando quatro versões e três pacotes de equipamentos, introduzindo novos sistemas de segurança e entretenimento, bem como preços variados entre R$ 70.500 e R$ 94.900. Além disso, clientes PCD ganham uma opção abaixo de R$ 70.000 com incentivos previstos em lei. Na mecânica, a alteração principal é a introdução do câmbio manual na versão de entrada, a S.
Inicialmente, o Nissan Kicks nacional - agora na linha 2018 - apresenta algumas alterações relacionadas com as versões. A versão S manual tem para-choques parcialmente pretos, bem como rodas de aço aro 16 com calotas. Como opcional, controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa, tudo por R$ 1.200.
Na S com CVT, o crossover ganha rodas de liga leve aro 16 de desenho esportivo. Na SV, as rodas são aro 17 e possuem estilo semelhante ao da SL, tendo ainda faróis de neblina e para-choque com detalhes na cor da carro, por exemplo. Já a topo de linha SL tem como diferencial principal no visual, os LEDs diurnos nos faróis, que são opcionais.
Além disso, o Nissan Kicks SL tem ainda câmeras nos retrovisores, logotipo frontal e na tampa traseira, podendo ainda ter um discreto radar para o alerta de colisão e frenagem automática de emergência, novidades que chegam à opção mais completa por R$ 2.400.
No interior, a versão S apresenta acabamento geral preto e simples, tendo uma textura diferenciada no painel, que passa a ter um cluster analógico com display para nível de combustível e computador de bordo, acionado por um botão separado no painel. O ar-condicionado é manual, enquanto a padronagem dos assentos é em tecido com detalhes brancos, igualmente vistos nas portas. Desde essa versão, o Kicks apresenta todos os bancos com a tecnologia Gravidade Zero, desenvolvidos em parceria com a NASA.
No SV, o Kicks já apresenta opção de couro preto no painel, portas e assentos. Enquanto há um rádio com Bluetooth e USB no S, SV e SL agora dispõem da multimídia Multi Apps com aplicativos pré-instalados, GPS e entrada SD (2). A SV tem ainda partida por botão no console e pode ter airbags laterais e de cortina como opcional, custando R$ 3.000 junto com o couro.
Na SL, além dessas novidades, há também cluster análogo-digital configurável, padronagens Sand e Macchiato (R$ 500 a mais), assentos em couro, ar-condicionado automático e agora, como novidade, rebatimento elétrico dos retrovisores. O Kicks SL 2018 ganhu também sistema de monitoramento em 360 graus, bem como os já mencionados alertas de colisão e frenagem automática de emergência. O controle dinâmico de chassi também é outro atrativo do topo de linha.
A cor vermelho Malbec é novidade para as versões S e SV, enquanto a SL ganha também essa opção, além das combinações em dois tons que acabam de surgir: Prata Classic com teto Preto Premium, Preto Premium com teto Cinza Grafite, Cinza Rust com teto Preto Premium e Branco Diamond com teto Preto Premium. Essas combinações custam R$ 1.500. As outras cores já existentes continuam. A pintura metálica custa R$ 1.350.
O Nissan Kicks 2018 continua com o motor 1.6 Flex com 114 cv e 15,5 kgfm, em qualquer dos combustíveis, tendo ainda transmissão CVT X-Tronic com modo Sport, além de funções D-Step para aproveitamento da força do motor sem altas rotações e funcionamento linear. O crossover vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e tem consumo médio de 8,1/9,6 km/litro com etanol e 11,4/13,7 km/litro com gasolina, respectivamente em cidade e estrada.
Agora com a gama completa, a Nissan não fala apenas em vendas mais expressivas para o Kicks, mas até em brigar pela liderança do segmento, hoje liderado pelo Honda HR-V. Para o crossover, a marca destaca o menor valor de reparo entre os concorrentes e também um pacote de revisões de R$ 2.994 até 60.000 km.
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