(Gurupi-TO) - O delegado de Polícia Civil, João Pinto de Matos, impediu na tarde desta segunda-feira, 5, no município de Gurupi, a 230 km de Palmas, que José Carlos Conceição, conhecido como Zé da Torre e ou O Golpista da Torre, conseguisse aplicar um novo golpe, que segundo ele, já foi praticado em mais de 170 cidades.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), desta vez, José escalou a torre de telefonia em Gurupi e ameaçou se jogar da altura de aproximadamente 25 metros, caso não recebesse R$ 900 passagem para Salvador, roupas e um local em Gurupi para descansar.
No início da ação, o homem requereu que um delegado presidisse as negociações que envolveram policiais militares, Corpo de Bombeiros e assistentes sociais da região. O delegado João Pinto, após mais ou menos uma hora de negociação, conseguiu convencer José Conceição a descer da torre.
José foi encaminhado à Central de Flagrante de Gurupi, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência (BO). De acordo com o delegado, após a saída do acusado da Delegacia, foram constatadas várias passagens dele pela polícia, tentando aplicar semelhantes golpes em outras cidades do Brasil. Inclusive, há diversos vídeos na internet, sendo em função disso, conhecido pelos apelidos acima citados.
A Polícia Civil realizou ainda, contatos telefônicos com duas pessoas, às quais disseram conhecer José Carlos Conceição. Na ocasião, afirmaram que durante muito tempo José viveu na Ong – Aldeia SOS, em Lauro de Freitas (BA), e que o mesmo não possui familiares.