Zacarias Martins, poeta gurupiense

(RIO DE JANEIRO-RJ) - O poeta Zacarias Martins é o único representante da literatura tocantinense presente no “Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea – 2012”, lançada neste mês no Rio de Janeiro, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE). A obra reúne textos selecionados de autores de 19 Estados brasileiros, além do Distrito federal. Zacarias Martins participa dessa publicação com a poesia premiada “Uma questão de Felicidade”.
Conforme Martins, é “um grande privilégio” participar desta antologia. O escritor destacou sua importância no contexto literário brasileiro por se tratar de um documento histórico, já que nela estão publicados trabalhos poéticos considerados entre os melhores produzidos na atualidade.

O autor
Jornalista, poeta, cronista e ativista cultural, Zacarias Martins têm publicados seis livros individuais: Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004), todos no gênero poesia. Em 2008, publicou o seu primeiro livro de crônicas Histórias da História de Gurupi, livro indicado por duas vezes para o vestibular do Centro Universitário Unirg. Participa, ainda, com trabalhos em várias antologias literárias.
Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins (1989-1990). Em 1989 também participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 21. Na Associação de Artes de Gurupi, exerceu vários cargos na diretori. Também integrou o primeiro colegiado do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, sendo o eleito seu primeiro presidente (1999-2000). Ajudou a fundar a Academia Gurupiense de Letras, da qual é Secretário-Executivo e ocupa a cadeira de nº 12.
Possui várias condecorações, entre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural Presidente Tancredo Neves e o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi. (Com informações de Ana Paula Pacheco)