(Araguaína-TO) - O projeto “Música Brasileira, Uma Viagem em mil sons”, orquestrada pela professora e jornalista Maria Rita Ribeiro Rohden, chega à Araguaína no próximo dia 21 de fevereiro para introduzir o conhecimento histórico e a evolução da música nos cenários nacional e regional.
O projeto tem duração de 8 horas e é direcionado a artistas de diversas áreas, professores de música, Português, História e áreas afins. O evento acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, no prédio da Prefeitura, na Secretaria de Educação, na Rua Sérgio Ronda, 265, Setor Urbanístico, ou no dia do workshop.
A obrigatoriedade do ensino musical nas escolas brasileiras possibilita a apresentação de uma proposta de ampliação do tema com riqueza de detalhes, com um histórico completo desde o século XV, ressaltando a contribuição de personagens importantes do cenário musical do Brasil e do Tocantins.
O workshop faz parte do projeto “ConSertando a MPB”, carro-chefe de um planejamento de divulgação da música brasileira nos últimos 100 anos. O trabalho é uma criação das artistas Mara Rita e Ângela Tedesco, com projetos desenvolvidos desde 1998 em escolas públicas e apresentações populares.
Cronograma
A palestra tem duração de quatro horas, seguida de montagem de trabalhos em grupo, apresentação e show com um artista do município. Na apresentação da professora Maria Rita, há a inserção de trechos musicais, ao vivo ou por CDs, de ritmos como Lundu, Maxixe, Choro, Chorinho, Música Erudita, Samba, Bossa Nova, Rock, Yê Yê Yê, MPB, Baião, Forró, Frevo, Maracatu, Afoxé, Música Sertaneja, entre outros, além dos movimentos musicais como Bossa Nova, Tropicália, Modernismo, música de protesto, música mineira, Axé, Hip Hop, etc.
Biografia
Mara Rita Ribeiro Rohden é jornalista formada pela Universidade Federal do Tocantins e professora de música formada pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro em Piano Clássico e Teoria Musical. Cantora profissional há 33 anos, mora no Tocantins desde 1993.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14633
Comentários