Porto Alegre (RS) - A Volvo Bus Latin America está entregando 50 ônibus para o sistema de transporte urbano de Porto Alegre: 15 articulados e 35 convencionais. Os veículos, adquiridos pela Companhia Carris Porto-alegrense em uma licitação pública, começam a circular ainda em janeiro e serão usados para ampliação e renovação de frota.
A venda, realizada pela Dipesul, concessionária Volvo no Rio Grande do Sul, inclui um pacote de manutenção e atendimento exclusivo para garantir a alta disponibilidade dos veículos. “Temos profissionais especializados que atendem exclusivamente a Carris dentro da sua garagem, e uma infraestrutura móvel que garante a qualidade e agilidade no atendimento”, afirma o diretor da Dipesul, Joel Beckenkamp.
Os veículos são equipados com o Gerenciador de Frotas da Volvo, que vai oferecer à Carris um raio x completo da operação dos ônibus. O sistema oferece dados como média de consumo, tempo de marcha lenta, quantidade e tempo de paradas, e velocidade por veículo e por motorista. “São informações que vão permitir ao operador corrigir falhas, adequar e melhorar o desempenho do veículo para cada trajeto, para que operem com a máxima eficiência”, explica Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
O sistema também possui um código de falhas, composto por um conjunto com mais de 40 sensores que monitoram a saúde do veículo, e emitem sinais de alerta quando há desgaste em alguma peça. “Com essas informações, podemos atuar preventivamente e garantir altíssima disponibilidade dos veículos”, destaca Beckenkamp.
Menor custo operacional
Os ônibus Volvo oferecem qualidade ao transporte urbano, segurança e menor custo operacional, características que beneficiam tanto os passageiros quanto os operadores de transporte. O baixo custo operacional dos veículos é garantido pela alta capacidade de transporte, alta disponibilidade e menor consumo de combustível.
Todos os chassis adquiridos pela Carris são equipados com caixa de câmbio automática, que oferece mais conforto e segurança aos passageiros, que não sentem a passagem das marchas; além de freio à disco e EBS, itens que oferecem eficiência e estabilidade às frenagens.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15228
Comentários