Araguaína (TO) - As voluntárias do Mesa Brasil Sesc em Araguaína vão participar de uma tarde especial nesta terça-feira, dia 5. Representantes da Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da cidade e alunas do primeiro período de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (Facdo) vão comandar uma palestra com o objetivo de informar e conscientizá-las sobre atos de violência e trocar experiências com as 20 voluntárias convidadas para o encontro. O evento começa às 14h, na sede do Mesa Brasil (rua Buenos Aires, quadra 21, Setor Morada do Sol).
A ação faz parte de uma série de atividades do curso de Psicologia da faculdade através de visitas às entidades públicas, ONGs, escolas e outros grupos, a fim de integrar a comunidade visitada, sempre em parceria com a equipe multidisciplinar responsável pelo juizado. Um professor do curso supervisiona e orienta as alunas envolvidas. 
O regime de trabalho das voluntárias do Mesa Brasil é de quatro horas por semana separando os alimentos que vão ser doados às instituições cadastradas. Semanalmente, recebem 20 quilos de alimentos. Além do bate-papo de amanhã, elas vão ganhar doações de roupas, sapatos e brinquedos. Um lanche será servido no intervalo da palestra.
Segundo a supervisora do Mesa Brasil Sesc em Araguaína, Celina Mendes, o Mesa Brasil foi escolhido para sediar esse evento pois a grande maioria das voluntárias são mulheres, com baixa renda familiar e precisam receber muito mais que alimentos. “Poucas pessoas sabem que essa vara existe, ou até sabem, mas não tem a informação de como ela funciona. As leis existem e foram feitas para serem cumpridas e essa é uma oportunidade de conscientizar as mulheres sobre seus direitos”.
A Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher trabalha com as formas de combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, além do funcionamento da rede de proteção às vítimas.