PALMAS - Vítimas de acidente de trânsito que estão internadas no Hospital Geral de Palmas (HGP) receberam orientações sobre como requerer e ter acesso ao Seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, o Seguro DPVAT, de forma gratuita. A orientação, que já é realizada pelo Serviço Social e equipe de Humanização do HGP, contou com o reforço de técnicos do Núcleo do DPVAT do Mistério Público Estadual (MPE).
Ao percorrerem ambulatório, pronto-socorro, enfermaria e unidade de internação, os técnicos do MPE Neila Soares e Walker Yuri informaram aos pacientes que o pedido de DPVAT é 100% gratuito e não deve ser feito por terceiros. “Além disso, o acompanhamento também pode ser feito pelo próprio acidentado, que tem direito à indenização”, acrescentou Walker Yuri.
A diretora do HGP, Renata Duran, destacou que a parceria com o MPE é muito importante e visa manter os pacientes informados. “Essas informações evitam que os pacientes sejam assediados por intermediários da cobrança do DPVAT no período de internação”, falou a diretora, acrescentando que o HGP não autoriza que profissionais de despachantes procurem pacientes e familiares dentro da unidade.
A paciente Letícia Carvalho, vítima de atropelamento, contou que ficou muito satisfeita com os esclarecimentos recebidos sobre o Seguro. “Agora, caso alguém me aborde, tenho as informações corretas”, disse.
DPVAT
DPVAT é o seguro obrigatório que é pago anualmente junto à primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou na cota única. O pagamento do DPVAT garante a indenização em caso de acidente de trânsito que resulte em morte ou invalidez permanente e o reembolso de despesas médicas e hospitalares devidamente comprovadas.
A obrigatoriedade do seguro é mantida pela Lei nº 11.482/07, para que as vítimas de acidente de trânsito em território nacional fiquem amparadas - sejam motoristas, passageiros ou pedestres - independente de quem seja o responsável pelo acidente.
Comentários