Cumprindo agenda no estado do Piauí, a comitiva do Maranhão formada pelo Sistema de Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), Secretaria de Articulação Política, técnicos do Plano Mais IDH, Embrapa Cocais e MST, visitou a cidade de Parnaíba com o objetivo de conhecer a Unidade de Execução de Pesquisa da Embrapa Meio Norte (UEP).
A UEP é o berço do modelo utilizado pelo Plano Mais IDH para combater a fome e pobreza no campo, o Sistema Integrado de Tecnologias Sociais (Sistecs), desenvolvido com base no ‘Sisteminha da Embrapa’.
A coordenadora da unidade, Janaína Kampara, apresentou à comitiva o trabalho de pesquisa desenvolvido pela Embrapa Meio Norte e destacou a satisfação de o principal programa de governo no Maranhão ser uma tecnologia criada pela Embrapa. “É um orgulho muito grande ver uma tecnologia gerada aqui sendo utilizada para garantir a segurança alimentar de milhares de famílias nos 30 municípios mais pobres do Maranhão”, ressaltou Janaína.
Ainda em Parnaíba a equipe do Maranhão visitou o Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí, em que são produzidos acerola, melancia, caju, melão, uva, mamão e outros. O projeto é executado pelo Dnocs.
Para o secretário da SAF, Adelmo Soares, a visita ao Tabuleiros “mostrou uma realidade que a gente já sabia, onde os trabalhadores litorâneos do Piauí se desenvolveram, sobretudo na fruticultura. Nós precisamos implantar a mesma metodologia para a ampliar a produção do Tabuleiros de São Bernardo no Maranhão”.