(Pau D'Arco-TO) - A VIII Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida 2014 saiu na manhã desta quarta-feira, 28, do município de Pau D'arco com destino à Fazenda Andorinhas, o segundo dos nove pousos previstos no percurso. Os tropeiros percorrerão 305 quilômetros em trilhas nos municípios de Pau D'arco, Arapoema e Araguaína. Com o tema tradicional "O tropeirismo unindo povos e culturas", o evento encerrará dia 7 de junho.
Na tarde ontem os tropeiros se reuniram para o primeiro pouso da trilha. "Serão 12 dias longe da agitação da cidade, percorrendo belas paisagens e confraternizando com os fazendeiros e moradores dessa região", disse o tropeiro e um dos organizadores do evento João Roberto Barbosa.
A Tropeada da Integração faz parte da programação da 46ª Exposição Agropecuária de Araguaína - Expoara 2014 e pretende reunir este ano mais de 300 tropeiros.
Homenagem
Em 2014, o homenageado pelo evento é o tropeiro e ex-diretor do SRA Ricardo Santos Pereira, que faleceu no último dia 15 de fevereiro. Amante da tropeada, Ricardo esteve presente nas sete edições do evento, participando das saídas e pousos. "Vamos levar sempre conosco o espírito alegre e companheiro do nosso eterno Ricardão", falou emocionado o diretor e organizador Renato Ramalho.
O percurso
Os tropeiros pousarão em 8 fazendas até chegar, dia 6 de junho, ao Palácio do Boi, em Araguaína, que será o pouso final. No dia 7, às 7h, seguirá a tradicional marcha dos tropeiros descendo pela contramão da maior avenida comercial da cidade, a Cônego João Lima.
Comentários