Nessa terça, 07, o senador Vicentinho Alves recebeu em seu gabinete para uma reunião de trabalho a assessora parlamentar da Presidência da Agência Nacional de Aviação Civil, Dra. Ilma Ferreira Lima. Em pauta, o Aeroporto de Araguaína.
O senador encaminhou à Presidência da ANAC relatório técnico desenvolvido pela empresa COPAVEL – Consultoria de Engenharia LTDA – sobre as condições estruturais do aeroporto para operação de voos.
A empresa foi contratada pelo Governo do Tocantins para elaborar laudo técnico, após a realização de medições de aderência no pavimento das pistas de pouso e decolagem do Aeroporto de Araguaína.
“A medição foi realizada com equipamentos de última geração para este tipode análise. O equipamento utilizado foi o Grip Tester, instrumento aprovadopara uso de acordo com os requisitos da *International Civil Aviation Organization*. Estes ensaios foram realizados no último dia 27 de janeiro”,informou Vicentinho, que também é piloto comercial por formação, àassessora da ANAC.
Os levantamentos foram realizados em 1600 metros da pista emmomentos do dia em que a temperatura variou entre 29° e 43° graus. O relatório atesta as condições de segurança da pista do Aeroportode Araguaína sendo, portanto, documento válido para conseguir junto à Agência Nacional de Aviação Civil a autorização para o funcionamento do aeroporto e a operacionalização de voos.
Entre os dias 18 e 19 de maio de 2010, uma equipe da ANAC realizou um Relatório de Inspeção Aeroportuária (RIA) no aeroporto de Araguaína e constatou muitas irregularidades que incapacitavam o aeroporto de
operacionalizar voos. Em 2011, o Governo do Tocantins iniciou o serviço de recuperação do aeroporto.
“Após realizar obras de recuperação na estrutura do aeroporto de Araguaína, o governador Siqueira Campos determinou a realização da análise técnica na estrutura do aeródromo para que a ANAC verifique se as modificações atendem aos critérios de segurança para o uso operacional da pista e do restante da estrutura do aeroporto”, pontuou Vicentinho. (Fredson Aguiar / Assessoria de Imprensa)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14324
Comentários