Vicentinho, no Senado: “esta subcomissão não poderia ter vindo em hora mais apropriada”

O senador Vicentinho Alves (PR) foi eleito presidente da Subcomissão da Aviação Civil, instalada na manhã desta quinta-feira, 9, no Senado Federal. Para a vice-presidência foi eleito o senador Vital do Rego (PMDB-PB), que preside a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, e para a relatoria o Senador Walter Pinheiro, líder do PT no Senado. A implantação da subcomissão foi requerida pelo Senador Vicentinho Alves no ano passado e aprovada pela Comissão de Infraestrutura do Senado, a qual está ligada.
A Subcomissão de Aviação Civil discutirá a situação da aviação civil no país, desde a regulamentação de jornada de trabalho dos aeronautas e aeroviários até a melhoria do sistema de controle do tráfego aéreo. Ainda, a regulação das atividades de empresas de táxis aéreos também é pauta da subcomissão.
“A importância da subcomissão da aviação civil no atual cenário aéreo brasileiro não poderia ter vindo em hora mais apropriada”, afirmou o senador. A subcomissão articulará uma discussão técnica, ouvindo Anac [Agência Nacional de Avião Civil], empresas, aeronautas e aeroviários, com fim único: encontrar soluções planejadas para garantir mais segurança no tráfego, discutir jornadas de trabalho e pensar que soluções estratégicas podem ser postas em prática tão logo. E antes mesmo da implantação da subcomissão, o senador Vicentinho inicia uma gestão que aproxima a Anac e as empresas de táxi aéreo de uma discussão sobre regras e quais as demandas o setor apresenta.

Táxis aéreos
Na tarde dessa quarta-feira, 7, uma reunião solicitada pelo senador Vicentinho na Anac, em Brasília, aproximou da discussão por demandas no setor de táxis aéreos a própria ANAC e empresários ligados a área. Segundo a assessoria do senador, proprietários e representantes de 20 empresas de táxi aéreo levaram ao diretor de operações de aeronaves, Carlos Pellegrino e ao diretor de navegabilidade, Cláudio Passos, da Agência Nacional de Aviação Civil, a reivindicação de mudanças na ação da ANAC junto ao setor.
“As conversas prévias antecipam bastante as ações que pretendem mudanças no setor aéreo brasileiro, mesmo antes da subcomissão iniciar os trabalhos que conduziremos durante o ano de 2012. Expor as demandas levadas pelos próprios empresários e operadores do setor de táxis aéreos, por exemplo, é um começo nesta etapa de melhorias que pretendemos para o sistema aéreo do país”, afirma Vicentinho.