(BRASÍLIA-DF) - O senador Vicentinho Alves (PR) está muito entusiasmado com a décima primeira edição dos jogos dos povos indígenas, que será realizada de 05 a 12 de novembro, em Porto Nacional.
“Esperamos pela realização desta grande festa com boas expectativas. Num primeiro momento, ninguém cogitava o adiamento dos Jogos, mas cumprindo determinações, àquele momento, o Ministério solicitou um novo prazo e agora garante a realização do evento em Porto Nacional cumprindo a prerrogativa de investir em esporte como um dos instrumentos difusores da cultura de uma nação”, afirma o parlamentar.
Inicialmente, uma primeira data chegou a ser marcada, mas adiada pelo Ministério do Esporte, que cumpriu medida atendendo o decreto presidencial nº 7.568, de 16 de setembro de 2011, que estabelece um padrão novo para convênios entre o governo federal e entidades privadas.
O Ministério acaba de autorizar a celebração de convênio garantindo o repasse de 1,3 milhão de reais para a realização do evento. O convênio foi assinado pelo presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena e o ministro interino do Esporte, Waldemar de Souza e segundo o próprio ministro este seria o primeiro convênio a ser assinado atendendo as orientações que preconizam o recente decreto.
“Garantia acertada, evento confirmado, vamos aos detalhes finais dessa festa que celebra a união entre povos indígenas e preserva a memória de nossas raízes mais brasileiras. Com fé em Deus, estes jogos ficarão marcados na história da competição como exemplo de união, de perseverança, de coletividade”, celebra Vicentinho.
Informações do Ministério do Esporte apontam que, com o dinheiro repassado, os custos com a montagem da arena dos jogos, o transporte e a alimentação dos atletas estão garantidos. Na estrutura dos XI Jogos dos Povos Indígenas estão ainda previstas a construção de 32 ocas que irão abrigar as etnias que participarão do evento.
“Os Jogos dos Povos Indígenas é uma festa conhecida mundialmente. As cidades de Porto Nacional e Palmas receberão muitos turistas e jornalistas de todo o mundo. Dessa forma, além de celebrar a cultura indígena, esperamos movimentações positivas na economia local, impulsionada durante dos dias de competição”, finaliza o senador.