Almas (TO) - O vice-prefeito Jurimar Trindade (PSD) assumiu a Prefeitura de Almas na manhã dessa terça-feira, 14, após ser empossado por volta das 10 horas pela Câmara de Vereadores. De acordo com a administração municipal, o Legislativo foi notificado pela Justiça na segunda-feira, 13. A juíza Silvana Maria Parfieniuk determinou liminarmente o afastamento de Leonardo Cintra (PSDB) à frente da gestão ainda na quinta-feira, 9, especificando prazo de 24 horas para que a Casa de Leis municipal empossasse Jurimar Trindade. Conforme a prefeitura, a demora para que a Câmara de Vereadores recebesse a notificação da Justiça foi devido ao recesso.

Entenda
O afastamento do prefeito de Almas foi determinado por meio de uma liminar requerida pelo Ministério Público Estadual. De acordo com o órgão, Leonardo Sette Cintra não participa da vida administrativa e política da cidade, chegando a ficar 15 dias afastado de Almas sem comunicar a Câmara de Vereadores. O MPE aponta que o pai de Leonardo, Osmar Lima Cintra, é quem gere o município.
O responsável pelo setor administrativo do município, Iris Alves, refutou a acusação contra Cintra de participação no crime de usurpação de função pública. Conforme defendeu o servidor ao CT na segunda-feira, o delito não foi praticado, já que Osmar Lima ocupa o cargo de chefe de gabinete. Não houve comentários sobre as acusações de prevaricação.