Araguaína (TO) - O enterro simbólico da carreira política dos parlamentares contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) aconteceu nessa terça-feira, 12, em Araguaína. Os manifestantes cavaram túmulo para os deputados federais Vicentinho Júnior (PR) e Irajá Abreu (PSD); para os senadores Donizeti Nogueira (PT) e Vicentinho Alves (PR); para a ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB). Ainda foram sepultados o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a própria mandatária petista.
Promovido por grupo ligado ao movimento “Vem Pra Rua”, o protesto começou com carreata, que saiu do bairro Jardim das Flores e passou pelas principais avenidas e quadras da cidade até chegar próximo ao local do enterro. Segundo um dos organizadores, Francisco Machado Neves, no momento de pico da manifestação havia cerca de mil veículos. Uma chuva no final da tarde teria atrapalhado a participação de um número maior de pessoas no sepultamento simbólico dos políticos tocantinenses.
O organizador comemorou a aprovação do relatório com parecer favorável ao impeachment na comissão especial. “Nós, como grupo, festejamos o que foi o resultado da votação e também a diferença de votos que mudaram na última hora. Esperávamos um placar mais apertado. Nós atribuímos isto às pressões que os parlamentares estão sofrendo”, afirmou Francisco Neves, que disse acreditar no impedimento da presidente. “Estamos felizes e já contamos como certo, mas sem desanimar ou deixar de botar pressão.”
O movimento “Vem Pra Rua” irá seguir com as manifestações. No domingo, 17, dia em que ocorrerá a votação do processo de impeachment no Plenário da Câmara, o grupo planeja a montagem de telões em locais públicos para que “o maior número de pessoas torçam assistindo a votação”. Com representantes em todo o Estado, a medida será adotada nos municípios onde a organização estiver presente. “Vamos continuar a pressão dos que não mudaram o voto nas redes sociais e encher a cidade de verde e amarelo”, finaliza Francisco Neves.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15581
Comentários