Araguaína-TO - O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) informou que a 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Araguaína finalizou a digitalização do acervo físico e, a partir a agora, está trabalhando integralmente de forma virtual.
Segundo o diretor do foro, juiz Esmar Custódio Vêncio Filho, a virtualização era uma necessidade imediata para que fosse possível dar mais agilidade ao trâmite das ações.
Uma equipe formada por cinco servidores e três estagiários virtualizaram o total de 1.004 processos. O juiz Carlos Roberto de Souza Dutra, atualmente respondendo pela Vara, destacou que o processo eletrônico proporciona celeridade processual, redução de custos, bem como maior acessibilidade e publicidade, “contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente na medida em que dispensa o uso de materiais para a formalização de atos”.
Para a técnica judiciária Janete Barbosa de Santana, integrante da equipe responsável pela digitalização, o processo “foi um avanço muito grande” para o Judiciário, uma vez que atuar com processos 100% digitais agilizam a prestação jurisdicional. “Já estamos experimentando as facilidades trazidas pelo sistema e-Proc”, ressaltou.