Hoje (14), cerca de 100 alunos participam da aula inaugural do Programa Formação Profissional 2011 da Vale. A cerimônia será realizada a partir das 9h nos municípios maranhenses de Santa Inês e Açailândia, simultaneamente. O objetivo do programa é formar profissionais qualificados para atuar nas áreas de Ferrovia, Porto e Pelotização e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento local nas regiões em que a Vale está presente.
No dia 16, a cerimônia será realizada em São Luís para alunos que atuarão na área de Ferrovia da Vale. Na capital maranhense, a aula acontece às 15h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), para cerca de 170 alunos. A aula inaugural também acontecerá em Natal (16/09), no Rio Grande do Norte, e Marabá (19/09), no Pará. No total são 355 novos participantes do programa.
Inicialmente, os participantes terão acesso à fase teórica da formação, que tem duração de 3 a 4 meses, sendo realizada pelas instituições de ensino parceiras do programa. Uma vez aprovados na fase teórica, os jovens partem para a formação prática na Vale. Ao final, os participantes poderão ser absorvidos pela empresa ou passarão a compor um banco de profissionais qualificados para oportunidades futuras. Além da formação teórica, o programa oferece uma bolsa-auxílio aos alunos no valor de R$ 400,00 para alunos com o ensino médio e R$ 800,00 para alunos com o ensino técnico.
Para 2011, estão sendo oferecidas 899 vagas distribuídas em diversas localidades sendo que, no Maranhão, serão ofertadas vagas para 598 jovens. O Programa de Formação Profissional é uma ação da Valer, área de educação da Vale, que tem como um dos principais objetivos qualificar mão de obra técnica e promover o desenvolvimento local, a partir do acesso à educação, emprego e renda. Existem outros programas que são portas de entrada na Vale, tais como Especialização Profissional e Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência.