A deputada estadual Valderez Castelo Branco apresentou nesta terça-feira, 16, durante Sessão Ordinária no Plenário da Assembleia Legislativa, um requerimento que solicita ao Governo do Estado a criação do programa "Delivery da Educação".  O objetivo é disponibilizar materiais planejados pelos educadores e educadoras da Rede Estadual de Ensino, para os estudantes neste período de isolamento social.
De acordo com Valderez, professores e professoras sabem que a falta prolongada de aulas prejudica o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais de crianças e adolescentes. Ela destacou que um período longo sem atividades escolares, como um semestre, poder ter consequências diversas no aprendizado, além de um possível aumento da evasão escolar.
"Pensando nesta questão, apresentamos essa proposta de criação de um programa chamado Delivery da Educação. Os Professores e Professoras da Rede Estadual realizariam o planejamento de material explicativo e de atividades das suas respectivas disciplinas e os alunos, pais ou responsáveis poderiam fazer a retirada na própria escola", explicou.
De acordo com a matéria, os estudantes que possuem internet em casa poderão receber essas atividades online. Caso não haja internet, mas os estudantes possuam computador, as aulas planejadas poderão ser entregues por meio de um pen-drive ou impressas.
Nos casos de estudantes da Zona Rural, o transporte escolar poderia ser utilizado uma vez por semana para deixar o material impresso e para recolher as atividades realizadas. Dessa maneira os professores e professoras fariam o acompanhamento pedagógico.
"Essa seria uma maneira de atender alunos que não possuem acesso à internet e também em situação de vulnerabilidade neste período de pandemia, especialmente os da Zona Rural do Tocantins", justificou Valderez.

Atividades
Em seu pedido, a parlamentar sugeriu que nestas atividades os educadores realizem atividades lúdicas e pedagógicas, de suas respectivas disciplinas, fomentando a participação dos estudantes e promovendo, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, premiações aos melhores projetos discentes e aos melhores trabalhos realizados pelos alunos. A ideia nesta proposta é a de abranger todos os alunos da Educação Básica.
"Mesmo almejando que períodos como este sejam superados o mais rápido possível, é importante que façamos algo que auxilie os estudantes, por meio do acompanhamento pedagógico. Neste sentido, é salutar à inclusão de atividades de leitura, produção teatrais lúdicas, redações descritivas, narrativas ou dissertativas, entre outros trabalhos educacionais", afirmou.