PALMAS - Uma Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 27 anos de Palmas foi realizada na manhã dessa quinta-feira, 19, no Plenário da Assembleia Legislativa (AL). A solenidade foi uma solicitação da deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), que homenageou também o presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, o arcebispo da Arquidiocese de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães e o vereador de Palmas Milton Neris (PP).
Em sua fala, Valderez parabenizou a município e fez um relato histórico sobre as conquistas da cidade. “Quando Palmas foi escolhida para ser a Capital, muitos em Araguaína ficaram tristes, porque economicamente Araguaína era a cidade mais viável e representava 85% de chance de ser a escolha, mas a partir de um ideal, de sonhos e de planejamentos, hoje temos orgulho de dizer humildemente que a escolha do Centro Geodésico do Brasil deu certo”, declarou.
A Capital foi inaugurada em 20 de maio de 1989 e instalada em 1º de janeiro de 1990 e foi a última cidade brasileira planejada do século 20. A cidade foi constituída por brasileiros vindos das mais diversas regiões, que construíram no local as primeiras residências e os primeiros comércios. Muitos vieram principalmente de cidades vizinhas do recém-criado Estado do Tocantins. “Palmas se consolidou como uma cidade acolhedora”, completou a deputada.
Durante a solenidade houve uma apresentação da Orquestra Sinfônica Graciosa, com instrução do regente, Maestro Zezinho, e o canto do Hino Nacional e do Hino de Amor à Palmas, feito pela Banda da Polícia Militar.
Homenageados
Em sua fala, Pires agradeceu a homenagem prestada a ele e afirmou ter ficado emocionado por ser escolhido em uma data tão importante para a história de Palmas. “É uma honra muito grande, que só reforça a minha responsabilidade com Palmas e com o Tocantins, tanto no Plano empresarial, gerando empregos de qualidade, respeitando o nosso povo, quanto pelo respeito à importante instituição que é a Fieto, que já represento há seis anos”, disse.
O Arcebispo de Palmas, Dom Pedro, também cumprimentou Valderez e o deputado Eli Borges (PROS) por terem escolhido-o para ser homenageado. Ele também falou sobre sua chegada à Palmas e destacou as grandes surpresas que encontrou na Capital mais jovem do Brasil. “Vim para cá encontrei tanta gente boa de se conviver fraternalmente, com responsabilidade e com todos atributos que uma autoridade eclesiástica precisa ter para compor o tecido social de uma sociedade, uma igreja, uma cidade, um estado”, completou.
O vereador de Palmas, Milton Neris, também prestou sua homenagem aos 27 anos de Palmas. Ele agradeceu sua família, que estava presente na Sessão, e também os seus companheiros no Partido Progressista. “Constituí aqui uma família e ajudei a construir essa cidade. Brinco que o que aconteceu aqui em Palmas é algo que só Deus pode explicar, porque acreditar em um sonho, em um lugar que não tinha nada e fincar o pé aqui, pisar na lama, comer poeira e olhar para trás e ver que valeu a pena é muito gratificante. Aqui é uma cidade abençoada por Deus” destacou.
Demais homenageados
Também foram homenageados, durante a Sessão Solene, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, o morador mais antigo de Taquaruçu, Sr. Anízio Moura da Silva, o pastor Hermes Vieira Neto, o 1º vice-prefeito de Palmas, João Alves de Oliveira (in memoriam), a professora Maria de Lourdes Abreu Lima e a ex-vice-prefeita Mariza Sales Coelho.
Presentes
Estava presente ainda o presidente da Assembleia, Osires Damaso (PSC); deputados estaduais Elenil da Penha (PMDB), Eli Borges (PROS), Luana Ribeiro (PTB), Cleiton Cardoso (PSL), Wanderlei Barbosa (SD), Valdemar Júnior (PMDB), o deputado federal Lázaro Botelho (PP), a vice-governadora Claudia Lelis (PV), representando o governador Marcelo Miranda (PMDB); o presidente do Tribunal de Justiça, Ronaldo Eurípedes; o Defensor Público-Geral Marlon Costa Luz Amorim, o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Adir Gentil, representando o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB); o vereador João Campos, representando o presidente da Câmara de Palmas, Rogério Freitas; o chefe do Estado Maior, Coronel Edvan de Jesus Silva, representando o Comandante-Geral Coronel Glauber; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Karielo Sousa Coelho, a esposa do vereador Milton Neris, Josi Neris, o Diácono Antônio, da Paróquia Santo Antônio, no Aureny III, e membro do Projeto Sementinhas de Amor, o Diácono Arquimar, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Taquaruçu, demais autoridades da Capital e imprensa.
Comentários