(Araguaína-TO) - Os candidatos da chapa majoritária da coligação “Araguaína Trabalho, Progresso e Fé”, Valderez Castelo Branco (PP) e Palmeri Bezerra (PSB), candidatos a prefeita e vice-prefeito, respectivamente, registrarão candidatura no Cartório Eleitoral de Araguaína às 16h40, dessa quinta-feira, 05 de julho.
Valderez Castelo Branco Martins apresentou-se como candidata a prefeita de Araguaína pela primeira vez em 2000, porém, há um bom tempo, não poupa esforços para prestar excelentes serviços de apoio à comunidade araguainense. Ela tem provado seu carinho e estima por esse povo, posicionando-se como uma verdadeira defensora dos seus direitos. Prova disso, são suas atuações em eventos e campanhas beneficentes realizadas em prol dos menos favorecidos, demonstrando assim, a sua preocupação com a dignidade do nosso povo. Por essas e outras, Valderez já recebeu várias premiações de reconhecimento do seu belíssimo trabalho junto à comunidade.
A família de Valderez residia no distrito de Araguanã Velha, município de Araguaína, que foi submersa pelas águas do Rio Araguaia. Por falta de recursos, sua mãe foi tê-la em Carolina, no Maranhão, em 07 de janeiro de 1954, ficando hospedada no Hotel Imperial, mas com apenas três dias do seu nascimento seus pais retornaram a Araguanã. Ainda criança começou seus estudos em Xambioá, voltou para Araguanã e logo depois se mudou para Araguaína, onde reside até hoje. Valderez cresceu e casou-se com o empresário Grão-Mestre da Loja Maçônica do Estado do Tocantins, Lázaro Botelho Martins. Desta união nasceram três filhos (Weslley Castelo Branco Martins, Letícia Castelo Branco Martins e Willian Castelo Branco Martins, já falecido). Valderez exercia importante papel dentro da Loja Maçônica e auxiliava o marido em suas atividades.
Deste a adolescência Valderez sempre esteve ligada às questões sociais. Foi uma das fundadoras do Cantinho do Vovô, mas seus trabalhos nunca ficaram restritos apenas à terceira idade. Valderez tem forte atuação junto aos adolescentes, às crianças e aos mais necessitados, sempre realizando eventos para angariar fundos para a distribuição de cestas básicas, doações de roupas, brinquedos e para auxiliar na aquisição de medicamentos.
Valderez trabalhou boa parte de sua vida como funcionária pública na Receita Federal, hoje aposentada, pode se dedicar integralmente à prefeitura de Araguaína durante os 08 (oito) anos que comandou o executivo municipal e continuou a desenvolver seus programas sociais em prol dos menos favorecidos.
Em 1997 filiou-se pela primeira vez a um partido político, no PFL (hoje Democratas), mas apenas em 2000 iniciou sua vida política conseguindo se eleger Prefeita de Araguaína. Com o passar dos anos deixou o ainda PFL e se filou no PL (hoje PR-Partido da República), partido esse que deixou em 2009 para se filiar ao PP – Partido Progressista, que é presidido no Tocantins por seu esposo, o Deputado Federal Lázaro Botelho Martins. Valderez é a Presidente do Mulher Progressista no Estado.
Para Valderez, seu trabalho é fruto de uma ideia de progresso para Araguaína e para o Estado do Tocantins, de uma necessidade natural de mudança. “Temos uma missão, que descreve o compromisso com o profissionalismo, senso ético, respeito e dedicação ao povo araguainense e tocantinense, valorizando-os e responsabilizando-se pelo social. Acabar com a fome, gerar renda familiar e melhorar a qualidade de vida é uma preocupação constante de minha vida e apliquei isso durante minha administração”. Disse Valderez acrescentando que pode e quer fazer muito mais para o povo do Tocantins.
Valderez foi a primeira mulher a administrar a cidade de Araguaína, neste caso 2 mandatos, uma vez que foi reeleita em 2004. No período em que administrou a prefeitura de Araguaína, Valderez preocupou-se em atender o povo mais carente no intuito de minimizar o sofrimento das famílias de baixa renda. Mais de 3.000 casas populares foram construídas. Um dos maiores resultados de sua administração foi notado na educação, onde o índice de repetência baixou de 17,9% para apenas 0,07%, e o índice de aproveitamento saltou de 60 para pouco mais de 93%.
Os postos de saúde também foram reformados, ampliados e ganharam status de centro de saúde, dispondo até mesmo de laboratório para a realização de exames médicos. Várias obras foram executadas para beneficiar a população, a exemplo de asfalto em dezenas de bairros, a reestruturação do Plano Diretor, a revitalização de praças e a urbanização do centro da cidade.
Seu trabalho e sua atuação frente a prefeitura de Araguaína mereceram reconhecimento nacional e internacional. Nos oito anos de administração recebeu centenas de prêmios, com destaque para as áreas de educação, saúde, infraestrutura e meio ambiente.
VICE
Palmeri Costa Bezerra, filho de Antônio Gomes Bezerra e Maria de Jesus Costa Bezerra, brasileiro, natural de Carolina-MA, onde nasceu em 14 de novembro de 1965. É militar da reserva e casado com Vera Lúcia Miranda Bezerra, há 25 anos. Pai de Thaise, Thiago e Gabriel Miranda Bezerra, tem 2 netos: Antônio Neto Carvalho Bezerra e Maria Júlia.
Palmeri Bezerra, de formação Militar, entrou para a política e se elegeu vereador em Araguaína assumindo o legislativo no período de 1997 a 1998, foi Deputado Estadual por dois mandatos compreendidos entre 1999 a 2006, obtendo mais de 23 mil votos. Ocupou a Secretaria Estadual de Esportes de 02 de fevereiro de 2007 a 09 de setembro de 2009, durante o governo Marcelo Miranda, ocasião em que foram construídas importantes obras para o Desporto, como o Estádio Mirandão, Ginásio de Esportes do Bairro Eldorado, quadras de esportes dos setores Itaipú e Vila Ribeiro, reforma e ampliação dos ginásios Neblina e JK, implantação de escolinhas de iniciação esportiva e apoio ao projeto Idoso Ativo e Feliz. Foi presidente do Araguaína Futebol e Regatas, ocasião em que deu o 1º título ao Araguaína em 2006.
Concorreu à Assembleia Legislativa em 2012 ficando na suplência de Deputado Estadual. Hoje se apresenta para a população como candidato a Vice-prefeito na chapa encabeçada por Valderez Castelo Branco Martins.
Comentários