PALMAS - A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) fez uma visita in loco na manhã dessa segunda-feira, 24, ao Hospital Regional de Gurupi (HRG) junto ao Comitê Gestor da Saúde. A parlamentar, que é presidente do Comitê, cumpre agenda de visitas aos hospitais definida em maio deste ano. Na ocasião, os membros visitaram as dependências do HRG e depois receberam informações da equipe técnica do hospital.
De acordo com Valderez, a visita foi importante, pois foi possível conversar com os pacientes, funcionários e usuários do sistema de saúde gurupiense para saber quais pontos devem ser melhorados. A deputada também orientou à equipe técnica para que seja elaborado um projeto – junto com o pessoal da Secretária Estadual da Saúde (Sesau) – que traga melhorias para o HRG.
“Ouvimos várias pessoas e percebemos a preocupação de muitos com as obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG). Minha sugestão, e me proponho aqui como parlamentar, é que se façam audiências públicas para dar rumo e explicações para a sociedade sobre este hospital, para criar uma familiarização com a realidade. Não sou dessa região, mas sou deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo e sei que temos que trabalhar com resultados. Eu quero que flua e que melhore a Saúde em Gurupi”, completou Valderez.
O próximo local a ser visitado é o Hospital Regional de Araguaína (HRA). Já o Hospital Geral de Palmas (HGP) recebeu os membros do Comitê no início do mês. Na Assembleia Legislativa (AL), Valderez também é presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo.
HRG
O diretor geral do HRG, Celso Alencar, avaliou como positiva a visita do Comitê Gestor. Em suas palavras, ele afirmou que a transparência proposta pela equipe é de extrema importância para que aquela pessoa que não acompanha diariamente possa visualizar a realidade do Hospital.
“Dentro da ideia da transparência e de mostrar pra comunidade como HRG trabalha, é muito benéfica esta visita. É importante que todos saibam as dificuldades, conquistas e como que a gente pode trabalhar em grupo para resolver os problemas e as dificuldades que são apresentadas”, afirmou.
Entre os principais pontos que precisam ser melhorados, Alencar destacou a necessidade de aumento dos leitos e também o de gerenciamento da oferta de plantões para alguns profissionais. “O Hospital possui 130 leitos utilizados. Existe demanda alta de cirurgias eletivas, pois o HRG também é pronto socorro, o que faz inflar a lotação. Neste contexto entra outros fatores, como o de Recursos Humanos. A oferta de plantões extras, por exemplo, não é tão eficaz devido às escolhas dos próprios funcionários”, declarou.
Também foi informado para a equipe do Comitê Gestor que é preciso aumentar a infraestrutura do Hospital para que se possa realizar um melhor atendimento dos pacientes. De acordo com a diretora de enfermagem do HRG, Leandra Barros, “no dia em que há atendimento ortopédico há superlotação no Hospital, por isso há uma preocupação com as cirurgias eletivas”.
O relatório geral com a análise das observações e dos dados obtidos nas visitas in loco será divulgado em Reunião do Comitê Gestor na Assembleia Legislativa (AL), após o termino do trabalho da equipe.
Na visita
Participaram da visita o diretor executivo do HRG, Ilson Pinto, o analista técnico do Serviço de Saúde, José Pereira de Sousa; a diretora Administrativa do HRG, Cristiane Sousa Soares Borges; a secretária municipal de Saúde de Gurupi, Sueli Aguiar; o diretor técnico do HRG, Dr. Yuri; a superintendente de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Sesau, Luiza Regina Dias Nolêto; a superintendente de Administração e Logística Especializada da Sesau, Adriana Victor Ferreira, e a defensora pública Rudicleia Barros da Silva Lima.
Comentários