O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, idosos, trabalhadores da Saúde, Educação e do sistema prisional, indígena e portadores de doenças crônicas

A Prefeitura de Araguaína inicia nesta quarta-feira, 10, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, vírus da gripe. A meta do Município é imunizar 42.053 pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha. A vacina contra o vírus estará disponível nas 20 unidades básicas de saúde (UBS), das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A campanha nacional segue até 31 de maio, já o dia D de vacinação está marcado para o dia 4 de maio.
O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto ou aborto, indivíduos com 60 anos ou mais de idade), trabalhadores da Saúde, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e professores das escolas públicas e privadas.

Imunização é eficaz

Objetivo da vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. De acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Samila Braga, no ano passado a meta municipal foi alcançada e o trabalho agora é para manter o bom resultado.
"A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da coordenação de imunização, está empenhada em fazer esse ano mais uma campanha eficaz, organizando as equipes de trabalho, toda logística e materiais necessários para que a vacinação seja um sucesso", destacou a coordenadora.
Desde 2016, com base nos números da Superintendência em Saúde, Araguaína não registra nenhum caso de Influenza.

De olho no calendário

Segundo calendário do Ministério da Saúde, no período de 10 a 19 de abril, em todo o País, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças, gestantes e puérpera, para a vacinação contra Influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
A partir de 22 de abril, a vacinação contra Influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários em todo o país e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação da criança, da gestante e da puérpera que não compareceram no período inicial da campanha, prevista para estes grupos, com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Influenza

A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.